Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Neto no Flamengo? Ídolo do Corinthians quase foi contratado para vestir a camisa 10 de Zico Lendário camisa 10 é um dos maiores ídolos da história do Timão

Antes de mais nada, José Ferreira Neto, o ‘Craque Neto’, é um dos maiores ídolos da história do Corinthians. Ele ficou conhecido no futebol pelo talento nas cobranças de falta e pela identificação com a torcida alvinegra. O camisa 10, além do Timão, também atuou por Guarani, São Paulo, Palmeiras, Atlético-MG e Santos. Porém, curiosamente, um dos maiores clubes do país ficou fora de sua trajetória: o Flamengo.

Ao longo de sua carreira, Neto nunca vestiu a camisa rubro-negra, mesmo em uma época em que o mercado de transferências era movimentado. A ausência do nome de Neto na história do Flamengo não foi apenas uma questão de acaso ou falta de oportunidade. Fatores pessoais, perfil técnico e circunstâncias do mercado, por exemplo, ajudam a explicar essa lacuna.

Publicidade

Neto tinha técnica refinada e, além disso, era preciso na bola parada. Por isso, se tornou valorizado em clubes que montavam elencos ao seu redor. No Flamengo da década de 1980 e início dos anos 1990, o clube contava com grandes camisas 10, como Zico, Zinho, Djalminha e, mais tarde, Marcelinho Carioca. A concorrência era alta, e à diretoria rubro-negra apostava em talentos formados na base ou nomes com identificação direta com o clube.

Eu quase assinei um contrato com o Flamengo na época que o Zico foi jogar na Udinese. O George Helal (presidente do Flamengo) tentou me contratar. Conversei com ele. Foi uma experiência legal porque eu cheguei perto de jogar por um dos maiores clubes do Brasil. Teria sido uma honra vestir a camisa 10 do Zico”, disse Neto em seu canal no YouTube.

Neto quase herdou a camisa 10 de Zico

A saída de Zico para a Udinese ocorreu em 1983, quando Neto tinha apenas 17 anos e despontava no Guarani. Apesar do interesse do Flamengo, a negociação não se concretizou. Neto, com isso, acabou dando sequência à sua carreira em clubes como Bangu, São Paulo, Palmeiras e Santos. Posteriormente, se consagrou no Corinthians, onde foi o principal nome na conquista do Campeonato Brasileiro de 1990.

Publicidade

“Teria sido muito legal. Fiquei empolgado. Foi uma época em que eu estava despontando no Guarani, já estava me destacando. Mas não deu certo. Posteriormente, acabou surgindo a possibilidade de ir para o Rio de Janeiro e defender o Bangu. Depois, me tornei um grande amigo do Zico. Em outros momentos, acabei recebendo outras sondagens do Flamengo. Mas nunca conseguimos chegar a um acordo”, completou Neto.

Craque Neto se tornou como um símbolo corintiano. A ausência de passagem pelo Flamengo é vista como um detalhe curioso em sua carreira.  Atualmente, o lendário camisa 10 é apresentador do programa “Os Donos da Bola”, na TV Bandeirantes, onde segue comentando com paixão e irreverência o futebol brasileiro.

Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET

plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet