Há jogadores brasileiros espalhados pelo mundo a mostrar qualidade. É um facto. E há jogadores brasileiros que se tornam em autênticas lendas nos clubes onde estão, são artilheiros das provas que disputam mas, por força das opções e oportunidades de carreira, nunca passaram na Série A do Campeonato Brasileiro.
Este é o caso do atacante André Clóvis, revelado pelo Guaratinguetá em 2016 e que chegou a vestir a camisa do Internacional em 2017. Apesar disso, o centroavante nunca teve oportunidade de atuar na elite do futebol brasileiro.
Em contrapartida, tornou-se a grande estrela do Académico de Viseu na Segunda Liga do Campeonato Português. O jogador de 28 anos, natural de São Paulo, é a principal figura do time do Centro de Portugal desde a temporada 2022/2023.
Logo nessa época, o camisa 33 dos viseenses marcou 31 gols em 43 partidas, números que fazem daquela a melhor temporada da sua carreira até ao momento. Desde então, no entanto, os gols nunca deixaram de aparecer, sempre com André Clóvis como referência ofensiva do Académico.
Além disso, o brasileiro passou a somar excelentes exibições e vários prêmios de melhor do mês atribuídos pela Liga Portugal. Na temporada 2023/2024, marcou 13 gols. Já em 2024/2025, época difícil a vários níveis para o clube, foram sete gols em 33 jogos, novamente sem qualquer passagem pela Série A do Campeonato Brasileiro.
Agora, em 2025/2026, o atacante vive o melhor momento da sua trajetória recente. André Clóvis tem simplesmente voado, com 15 gols em apenas 20 partidas. Na Segunda Liga, soma 12 gols e lidera de forma destacada a artilharia da competição, estatuto que reforça a sua importância em Portugal.
Diante desse cenário, algo parece certo para o centroavante. Com o mercado da bola a mexer e vários clubes da Série A à procura de opções para os seus elencos, o nome de André Clóvis deverá surgir em algumas shortlists. Assim, depois de se tornar “rei” em Portugal, a oportunidade de, finalmente, atuar na elite do futebol brasileiro pode estar mais próxima.
Irmão Anderson Silva atua em clube da Champions League
Outro fator que também marca a carreira do jogador é o percurso do irmão. Anderson Silva, igualmente atacante, atua no Pafos FC, do Chipre, equipe que disputa a fase de liga da Champions League. Na campanha histórica que levou o clube à competição, Anderson marcou um gol importante na fase de qualificação.
Curiosamente, tal como André Clóvis, Anderson ainda não teve oportunidade de atuar na Série A do Campeonato Brasileiro. Como curiosidade adicional, os dois irmãos jogaram juntos apenas no Guaratinguetá, em 2016, no início da carreira profissional.
Desde então, ambos seguiram para Portugal e trilharam caminhos diferentes no futebol europeu. Juntos ou separados, André e Anderson são nomes a considerar e sabem que, a qualquer momento, a chance de voar ainda mais alto pode surgir.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal


