Entenda como Nuno Espírito Santo pode encaixar Jair Cunha, ex-Botafogo, no time do Nottingham Forest

Entenda como Nuno Espírito Santo pode encaixar Jair Cunha, ex-Botafogo, no time do Nottingham Forest
Foto: Vitor Silva/ Botafogo

Antes de mais nada, Jair Cunha é, atualmente, um dos zagueiros mais promissores do futebol mundial. Após temporada no Botafogo, o defensor parte agora para sua primeira experiência fora do Brasil. E não será em qualquer lugar: ele vai disputar a Premier League.

Assim, a temporada 2025/2026 marca o início dessa nova fase na carreira do jovem zagueiro formado no Santos. Com passagens sólidas pelo futebol nacional e um desempenho de destaque no Mundial de Clubes, Jair Cunha chega ao Nottingham Forest para encarar uma disputa intensa por espaço no elenco.

Além disso, no momento, o Nottingham Forest conta com cinco zagueiros no elenco. Curiosamente, dois deles também são brasileiros e têm mais rodagem no futebol europeu. Um deles é Murillo, que já soma 75 partidas pelo clube nas últimas duas temporadas.

Publicidade

Com regularidade, segurança defensiva e margem de crescimento, ele é considerado uma das peças mais sólidas da equipe. O outro é Felipe Morato, ex-Benfica. O defensor já acumula seis temporadas no futebol europeu, alternando entre o time principal e o time B dos encarnados.

Embora tenha jogado menos que Murillo na última época — foram 29 partidas —, Felipe Morato ainda é visto como uma alternativa experiente e confiável. Além dos brasileiros, Jair Cunha terá pela frente dois nomes que podem atuar como verdadeiros “professores” na sua evolução na Europa.

O primeiro é Nikola Milenkovic, sérvio de 27 anos que se firmou como pilar da defesa. Na última temporada, participou de 40 jogos, marcou cinco gols e ainda deu duas assistências — números impressionantes para um zagueiro.

Outro nome importante é o veterano Willy Boly, que, aos 34 anos, caminha para sua nona temporada no futebol inglês. Embora atualmente atue como opção secundária, sua bagagem será valiosa nos bastidores e no dia a dia do elenco.

Jair Cunha pode entrar no radar da CBF

Diante de um elenco competitivo e recheado de experiência, Jair Cunha terá de mostrar todo o seu talento e evolução para conquistar minutos em campo sob o comando do técnico português Nuno Espírito Santo. A concorrência é dura, mas o histórico recente do jogador indica que ele está preparado para o desafio.

Além disso, seu desempenho positivo no Super Mundial atraiu os olhares da comissão técnica da Seleção Brasileira. Por fim, caso mantenha a boa forma e ganhe protagonismo no Nottingham Forest, Jair poderá ser lembrado por Carlo Ancelotti nas próximas convocações — um passo importante rumo à consolidação no cenário internacional.

*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor