Foto: Matheus Lima / Vasco da Gama
A derrota para o Botafogo na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro deixou o Vasco numa situação desconfortável na luta por uma vaga na Copa Libertadores da América. Via a competição de pontos corridos, o Gigante da Colina tem apenas 0,17% de chances de garantir a classificação, segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Vasco ocupa a nona colocação com 43 pontos. Na última posição do G-6 – que garante vaga na fase da Pré-Libertadores -, o São Paulo aparece com 54 pontos. Restando seis rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Cruzmaltino precisaria de uma campanha quase perfeita. Além disso, o time precisaria torcer por uma série de tropeços do Tricolor Paulista, do Bahia e do Cruzeiro, até o fim da competição. Uma missão (quase) impossível.
Por outro lado, a presença de Flamengo e Botafogo nas finais da Copa do Brasil e da Libertadores, respectivamente, podem transformar esse sonho em realidade. Isso porque, caso os dois rivais conquistem os dois torneios, duas novas vagas serão abertas no Brasileirão. Dessa forma, o quinto e sexto colocados garantem vaga direta na fase de grupos, enquanto os times na sétima e oitava posições vão para a Pré-Libertadores.
Portanto, nesse cenário, o Vasco teria que superar o Cruzeiro na tabela de classificação para garantir a vaga na Copa Libertadores da América 2025. Vale lembrar que Fernando Diniz, atual comandante da Raposa, tem o pior aproveitamento entre os técnicos da atual edição do Campeonato Brasileiro. Desde a chegada do treinador, a equipe mineira não venceu na competição.
Depois de terminar o Campeonato Brasileiro de 2017 na sétima colocação, o Vasco garantiu a vaga na Copa Libertadores da América 2018, devido ao título do Cruzeiro na Copa do Brasil. A equipe mineira terminou na quinta colocação e abriu mais uma vaga na competição por pontos corridos.
Na Copa Libertadores da América, a campanha do Vasco ficou aquém do esperado. No Grupo E, ao lado de Cruzeiro, Racing (ARG) e Universidad de Chile, o Gigante da Colina terminou a fase de grupos na terceira colocação com cinco pontos. Com isso, deixou a competição ainda na fase de grupos. Na história da competição, o Cruzmaltino tem um título, conquistado em 1998.
Antes de mais nada, o Fluminense deverá ter uma abordagem mais discreta no mercado da…
Antes de mais nada, a Agência RTI Esporte apurou que, dificilmente o atacante Guilherme voltará a…
Defensor pode ser novidade na próxima convocação
Volante teve boa atuação contra o Fortaleza
Com uma proposta do Palmeiras por Gabriel Grando, o Grêmio pode perder seu reserva na…
Alvinegro vem monitorando o mercado para buscar reforços