Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

OPINÃO: Flamengo e Palmeiras disputam atenção da FIFA antes do Super Mundial de Clubes. E o Fluminense?

Faltando praticamente dez meses, como estão os planejamentos de Flamengo e Palmeiras para o Super Mundial de Clubes?  Fora de campo, o torneio já começou para as duas diretorias. Nos bastidores, pelo menos, a disputa é para ver quem ganha a atenção da FIFA.

Rodolfo Landim e Leila Pereira querem que Flamengo e Palmeiras fiquem em Orlando, na Flórida, onde há grande concentração de brasileiros. A ideia é fidelizar esses torcedores com eventos e ações de marketing antes mesmo do torneio.

Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

O Flamengo, aliás, saiu na frente e já vem fazendo um trabalho desde o início desde 2019, onde realizou a pré-temporada, jogou e conquistou a Flórida Cup. Para a diretoria, ficar nesta cidade é como “conquistar” um território. Quem já jogou WAR sabe do que estou falando.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitter e BlueSky.

Esta cidade é uma referência no turismo, onde os parques da Walt Disney World e Universal Studios, atraem anualmente, milhões de pessoas de mundo o todo, principalmente os brasileiros.

A Flórida tem uma enorme quantidade de brasileiros morando lá, principalmente entre Miami e Orlando. A colônia latina, por exemplo, não para de crescer. São os grandes empresários, principalmente os de entretimento, que ditam as regras. É um público consumidor muito forte.

Olhos de águia…

O Flamengo, além de Orlando, vem explorando também outras cidades como Nova York, Nova Jersey e Miami. Fez uso da marca e de Diego Ribas, que foi a cara do clube, numa clínica de futebol para crianças americanas no último mês de julho. Até o ídolo Zico esteve por lá.

O Flamengo, independentemente de quem vencer a próxima eleição, já tem convite para realizar pré-temporada em janeiro de 2025. A ideia é aumentar ainda mais a relação entre os norte-americanos e o clube através de lojas oficiais, produtos licenciados e ações de marketing. A Adidas, patrocinadora rubro-negra, já comprou a ideia.

E o Palmeiras?

O Palmeiras vem se movimentando para ficar em Orlando. Eles sabem que o São Paulo tem uma torcida grande por lá. Enquanto isso, Leila Pereira promete investir pesado sabendo que a outra meta dos brasileiros que habitam lá torcem para o Soberano.

É bom lembrar que os brasileiros também estão fortes em cidades como Boston e Houston, mais nada se fala de procurar estas cidades. Orlando é o foco! Visando o clima que estamos acostumados, o melhor nesta época é realmente a Flórida.

Bussines é tudo…

Essa disputa entre os clubes vai muito além do mundial. Pensem nos pacotes de turismo saindo do Brasil? O que não vai gerar de lucro por aqui para as agências de viagens, redes de hotéis e locadoras de automóveis? O investimento em grandes eventos esportivos nos próximos anos passa da casa dos bilhões de dólares.

Os Estados Unidos, além do Mundial de Clubes, também será sede da Copa Ouro e Copa do Mundo em 2025 e 2026, respectivamente. Quem pensar grande por aqui, por ter certeza, que vai colher frutos à longo prazo. E em dólares.

E o Fluminense?

Rodolfo Landim e Leila Pereira já entenderam que o torneio pode ser uma porta de entrada para “dinheiro novo” nos cofres de Flamengo e Palmeiras. Os clubes estão anos luz na frente de seus concorrentes, inclusive do Fluminense, da América do Sul.

O Fluminense, até agora, parece que não fez nenhum movimento pra entrar nesse seleto grupo. E o seu planejamento para esse Mundial? Só sei que o presidente Mário Bittencourt não pode perder a chance de promover e projetar mundialmente o nome clube. É ver pra crer!

(*) Marco Marcondes é jornalista, radialista, ator, diretor de cinema, teatro e televisão, promotor de eventos e CEO da Agência RTI Esporte

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.