Opinião: O futebol brasileiro e suas novas facetas
Estou retornando do solo americano, onde neste momento quatro grandes clubes do Brasil fazem suas pré-temporadas. O Flamengo é quem mais tem se usufruído deste expediente, usar os Estados Unidos como uma maneira de divulgar a sua marca, no caso, explorar seus torcedores que estão espalhados pelo mundo à fora e, principalmente na Flórida, onde existe uma grande quantidade de brasileiros morando e construindo suas vidas.
A facilidade de acompanhar os jogos dos times brasileiros por streaming e por TV à cabo, mais o Mundial de clubes este ano e a Copa do Mundo, em 2026, mais o crescimento do futebol nos EUA, tem trazido oportunidades de outros clubes estarem desfrutando deste momento e aceitando convites para torneios e amistosos em solo americano.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Times europeus já percorreram este caminho pelo país do Tio Sam, agora buscam Ásia e mundo Árabe, mas deixaram suas marcas fortes nas lojas de esporte e em grandes stores. Um fato que realmente me impressiona é que na loja de marca Pelé, o que menos encontramos é camisas ou souvenir de times brasileiros, quando muito, camisa com a bandeira do Brasil e a marca da loja, nada contra!
Camisa das seleção Argentina tem à vontade… Ok, efeito Messi? Mas na loja Pelé? Sei que o uso do nome pode ser apenas para a marca e coisa e tal, mas estou tentando saber se são as marcas que patrocinam os clubes que permitem ou não o uso, apesar que em Nova Iorque, encontrei algumas do Fluminense, Flamengo e Botafogo, mas não tão atuais…
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Porque parei para falar disso? Se os clubes estão querendo cruzar fronteiras e arrebanhar essa fatia de torcedores que torcem à distância e tem a oportunidade de verem seus ídolos pessoalmente, precisam trabalhar melhor sua comunicação com esse grupo que é grande e intenso e tem também as famosas embaixadas que tem no Brasil e fora dele.
Em Orlando visitei a loja do Flamengo, tentei ver se outros clubes tem e não vi nos EUA. Vi sim, torcidas organizadas espalhadas. E muitas… Mas uma coisa eu te falo, tem camisa de muitos clubes transitando por lá! Voltando a pré-temporada, os mineiros Cruzeiro e Atlético vivem momentos diferentes, apesar do Galo ter nos últimos anos conseguido erguer o estádio, disputado títulos e até ter uma SAF, mas deixou à divida aumentar e perdeu jogadores importantes e agora tenta uma reestruturação no futebol, trazendo o velho é conhecido Cuca…
Tem contratado alguns nomes interessantes, mas nada de encher os olhos dos torcedores. Treina com tranquilidade e sem muito assédio de torcida. O Cruzeiro vive uma lua de mel com o novo dono da SAF, que fez, pelo menos no papel, um time muito bom. Oito contratações e com direito a super apresentação com presença da torcida, chegada de jatinho e tudo mais.
Agora é ver o técnico Fernando Diniz fazer esse time dar liga! A torcida tem tentado ver os jogadores de perto e o Gabigol e Dudu tem sido um grande chamariz pra isso, até por torcedores adversários! Pois é.
O São Paulo chegou e se hospedou num super Resort, já anunciando que não pagou nada por isso, mas é outro que tem muitas esperanças pra 2025, apesar de não estar há muito tempo disputando grandes títulos, o último foi o da Copa do Brasil em 2023 onde sagrou-se campeão, mas mesmo assim, fez um 2024 muito abaixo do esperado. Tem em Oscar e Lucas Moura seu ponto forte para essa temporada e uma coisa eu posso dizer, o clube é muito conhecido e com muitos torcedores nos EUA. O efeito Kaká deixou marcas fortes por aqui e os Mundiais e Libertadores também!
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Faz um bom trabalho junto aos torcedores por aqui, mas está realmente tentando se fechar pra focar neste ano de calendário complicado. E o Flamengo que veio para fazer a pré temporada e tirar ganhos com sua presença na Flórida, aproveita para o Filipe Luis começar a traçar o que vai ser este ano de 2025 com uma agenda mais que lotada e com muitos compromissos e com um reforço anunciado até agora, mas com muitas modificações nas áreas do futebol, na verdade no clube, pois está começando à gestão do novo presidente Luiz Eduardo Baptista, o BAP. O Flamengo está sem um dos seus grande ídolos, o Gabigol, e agora também, sem David Luiz e Fabrício Bruno.
Tempo pra torcida e jornalistas assistirem parte do treino é o início de um formato anunciado pela nova gestão e que parece que a turma de Orlando ficou bem animada. Enfim, quis apenas trazer aqui que com certeza a terra do Mickey abraçou os times brasileiros e particularmente para o Flamengo que joga o Mundial de Clubes, está sendo uma ótima forma de trazer seu torcedor ‘Americano’ pra perto do time.
Importante, os ingressos estão esgotando para os times brasileiros! Mas de mundial, falo noutro papo por aqui. Em tempo, se fizessem um marketing mais bem trabalhado, como são os jogos da NBA, garanto que seríamos um futebol não deixaria nada à dever para outros centros.
(*) Marco Marcondes é jornalista, radialista, ator, diretor de cinema, teatro e televisão, promotor de eventos e CEO da Agência RTI Esporte