Opinião: o futebol e suas boas novidades
Estou tendo a oportunidade de passar uns poucos dias por umas cidades deste belo Estado da Bahia. Mas e o futebol? Mesmo com o sucesso do Bahia e do crescimento do Vitória no cenário nacional, me deparo com muitas camisas de Flamengo, Vasco, Botafogo, São Paulo e Corinthians.
Resolvi conversar com os moradores destas cidades ou localidades e uns, mais da terra, não entendem o povo baiano não ter como primeiro time um clube local. Na verdade, muitos têm o fascínio pelos times do sudeste e do sul.
A bem da verdade, por muito tempo, os times do norte e nordeste não são postulantes a títulos nacionais e internacionais. O que faz entendermos o gosto por outros times até agora. Mas porque até agora?
Há dois anos, o Fortaleza começou a trazer um ar de esperança e presença nesses torneios. Agora, vemos também o Bahia surgindo forte depois de ser comprado pelo Grupo City. Até a Copa do Nordeste entrou nas grades de canais de esporte com destaque.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Vejam, o futebol brasileiro, com boas administrações e a possibilidade da SAF, está entrando em uma nova era. Atualmente, o profissionalismo e o marketing, fazem parte deste negócio que é gerido como empresa e movimenta bilhões.
Sabemos que ainda falta muita coisa: bons campos de futebol, gramados que valorizem o jogo, estádios mais estruturados e o fim das reclamações por parte dos dirigentes. Penso que já passou da hora de se pensar mais nas agendas e no espetáculo.
Bom, você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com torcedores baianos? Respondo: a globalização nos trouxe o mundo na mão e consequentemente, falando de futebol, temos como assistir campeonatos de praticamente todas as ligas do mundo.
O que percebemos é que hoje falamos de times como Real Madrid, Manchester City, Liverpool, Paris Saint-Germain, entre outros, estamos conectados a qualidade destes times e seus triunfos.
Com isso percebemos que podemos vir a torcer pra estes clubes, sem ferir nosso time de coração, assim como uma outra opção pra não deixar de ver uma partida de futebol. O futebol, aliás, está cada vez mais tendo jogos como esse da última rodada do Brasileirão.
Bahia e Corinthians, o sétimo colocado, contra o décimo quarto na tabela de classificação do Brasileirão. Isso mesmo, um Bahia favorito, com uma ótima campanha, contra um Corinthians que emplacou segunda vitória consecutiva desde novembro de 2022.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
A pouco tempo isso seria uma possibilidade remota, mas está aí o que falei acima, a transformação do futebol está rolando minha gente. Por fim, Bahia com um jogo abaixo do que poderia apresentar diante do Timão.
Mesmo jogando na Arena Fonte Nova, com quase 50 mil torcedores presentes, quebrando recorde de público, viu um Corinthians mais organizado e com muito jogo sem bola, vencer um Bahia por 1 a 0 que no final, na garra e no coração, colocou três bolas na trave e esbarrou no goleiro Hugo Souza, ex-Flamengo, em duas oportunidades claras. Veja só como em uma semana tudo mudo no futebol.
Pra mim, que assisti um jogo como espectador, percebi que aqui o Bahia sentiu o golpe, mas sua torcida está feliz pelo momento e que hoje, mesmo na derrota lá em Caxias do Sul para o Internacional, o Vitória está sendo cobrado, mas a torcida também está acreditando.
Sendo assim, meus dias começam a entender porque o povo baiano está cobrando para que os times daqui sejam prioridade nos seus corações. Hoje, aqui, tudo era uma festa e com muita confiança que as coisas estão acontecendo para seus clubes.
(*) Marco Marcondes é jornalista, radialista, ator, diretor de cinema, teatro e televisão, promotor de eventos e CEO da Agência RTI Esporte