Opinião: reflexões sobre o Campeonato Carioca
O que poderíamos esperar de um já enfraquecido Campeonato Carioca, que tem os times grandes cada vez mais envolvidos com mais competições importantes, ainda mais este ano, com Fluminense, Flamengo e Botafogo disputando o primeiro mundial de clubes, supercopa e recopa? Um calendário apertadíssimo e um esvaziamento total, a ponto de levarem jogos pra fora do Rio de Janeiro e também o público que não é bobo, não ir assistir às vezes o sub-20 meio 17 do Flamengo.
E os times principais em início de preparação só entram pra valer à partir da quinta rodada, mesmo poupando e revezando atletas.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Todo time precisa da pré temporada, fato, mas por terras brasileiras isso é praticamente inexistente, na verdade usam os campeonatos regionais pra testarem as equipes.
Fico pensando se não é hora de os clubes e a federação entenderem melhor o formato x importância do Carioca.
Este campeonato ainda acontece por causa da importância de manterem os chamados clubes menores jogando e dando emprego, o que é certíssimo.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Mas campos ruins, juízes fracos e o pouco investimento que esses clubes tem, muitas vezes protagonizam o que vimos, campeonatos cariocas sem nenhuma importância, só cresce na reta final.
Acha que os clubes neste momento estão olhando pro estadual, tem certeza? Sabem quanto é a premiação? ZERO, seria a receita de público, que está ruim e a venda dos direitos de transmissão que são baixos, pois pelo menos o nosso campeonato é muito fraco e pouco atrativo.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Apesar que muito técnico grande cai no estadual, também pudera, jogar mal e ficar a beira de cair pra segunda divisão é pra ser mandado pra quele lugar! E na verdade se for campeão à torcida faz festa!!! É isso…
Mas fica aqui uma dica, façam um campeonato que os grandes entrem nas oitavas, quartas como na Copa do Brasil, sei que por regras de entradas diferentes, mas classificariam 4 times médios e teríamos mais receitas
Em suma, poderiam dividir os valores de publicidade entre os times menores pra investirem em melhorias de gramado e estádio e etc… Uma coisa chamada boa vontade, todos os envolvidos quererem transformar o campeonato em algo palatável e vendável, que envolvessem empresas, Bets, planos torcedores e etc..:
(*) Marco Marcondes é jornalista, radialista, ator, diretor de cinema, teatro e televisão, promotor de eventos e CEO da Agência RTI Esporte