Para além da permanência: disputa na parte de baixo da tabela vale vagas na Copa Sul-Americana e Copa do Brasil

Restam cinco rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro e a vitória do Athletico sobre o Atlético-MG embolou, ainda mais, a parte de baixo da tabela. Isso porque o Furacão (14º) chegou aos mesmos 37 pontos de Fluminense (15º), Criciúma (16º) e Juventude (17º). Mas essas equipes não estão de olho, apenas, na permanência na Série A. Além de escapar do rebaixamento, os times buscam vagas na Copa Sul-Americana e na terceira fase da Copa do Brasil. Para alguns, essas classificações podem representar um 2025 com maior arrecadação e um certo alívio no planejamento do calendário da próxima temporada.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Copa Sul-Americana
A abertura de, pelo menos, mais uma vaga na Copa Sul-Americana já está garantida via Campeonato Brasileiro. Com a final da Copa Libertadores da América entre Atlético-MG (10º) e Botafogo (1º), o 14º colocado no torneio nacional vai disputar a competição continental, em 2025.
Há, ainda, a possibilidade de abertura de mais uma vaga. Caso o Cruzeiro seja campeão da Copa Sul-Americana, no próximo sábado (23), diante do Racing (ARG), o clube que terminar o Brasileirão em 15º lugar garante a classificação. Diante desses cenários e com 15 pontos em disputa até o fim do Campeonato, oito equipes seguem na disputa.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Copa do Brasil – 3ª Fase
Desde o ano passado, o critério de classificação à Copa do Brasil mudou. O mesmo acontece com os times que garantem um lugar direto na terceira fase da competição nacional. Em 2024, ainda restam cinco vagas para os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.
Com o título do Flamengo, na Copa do Brasil, além das classificações de Botafogo, Palmeiras e Fortaleza para a Copa Libertadores da América 2025, as equipes que terminarem o Brasileirão até o oitavo lugar garantem as vagas. Essa classificação será importante para os clubes que vão disputar o Mundial de Clubes.
Com o calendário extenso, a entrada em uma fase mais avançada da Copa do Brasil, pode representar um certo alívio na temporada. Nesse sentido, Flamengo e Palmeiras já podem se planejar melhor. Já o Fluminense, não pode dizer o mesmo. Enquanto que Botafogo e Atlético-MG ainda precisam disputar a final da Copa Libertadores da América, no dia 30 de novembro.