Para economizar, Atlético-MG planeja dispensa de cinco jogadores para 2025; veja lista

Cinco jogadores não devem fazer parte do elenco do Atlético-MG na próxima temporada: o lateral-direito Mariano, os zagueiros Igor Rabello e Mauricio Lemos e os atacantes Alan Kardec e Eduardo Vargas. São as primeiras dispensas que aparecem no planejamento para 2024, apesar de o clube estar com a cabeça no mata-mata da Copa Libertadores da América e Copa do Brasil.
A Agência RTI Esporte apurou que a folha salarial do clube mineiro é de R$ 230 milhões, um valor superior ao previsto no começo da temporada de R$ 215 milhões. O aumento foi resultado de reforços no elenco, como a contratação do atacante Deyverson. Em abril de 2024, por exemplo, o clube esperava que a saída de Patrick e Edenilson aliviasse o caixa do departamento de futebol, permitindo futuras contratações.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Diante disso, a diretoria alvinegra tem como um dos objetivos reduzir esse montante ou, pelo menos, repetir o que foi feito na temporada passada, quando o clube ‘se livrou’ de jogadores que pouco aproveitados pela comissão técnica e encorpou o elenco com contratações pontuais que chegaram para jogar. O quinteto que encabeça a lista de dispensas, por exemplo, possui realidades diferentes.
Alan Kardec, Eduardo Vargas e Mariano, por exemplo, tem vínculo com o Atlético-MG até o fim da atual temporada. O trio não terá o contrato renovado. Já Igor Rabello e Mauricio Lemos entram no caso de atletas que estão ‘amarrados’ ao clube até dezembro de 2025. Porém, nunca apresentaram aquilo que se esperava deles com a camisa alvinegra.
Ainda segundo apurou a reportagem, a diretoria atleticana vem buscando interessados em comprá-los. O Galo, por outro lado, não descarta também emprestá-los desde que algum clube que esteja disposto a bancar os vencimentos, integralmente. Igor Rabello e Mauricio Lemos tiveram, por exemplo, propostas para deixar o Atlético-MG. O primeiro foi procurado pelo Fluminense, enquanto o segundo esteve perto de transferência para o Vasco.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
No entanto, os clubes não chegaram a um acordo com os atletas. Diante disso, eles foram mantidos no elenco alvinegro, pelo menos, até o fim desta temporada. Outros atletas podem ser incluídos nesta ‘lista de jogadores negociáveis, são eles: o zagueiro Bruno Fuchs e o volante Alan Franco. Isso porque o defensor pertence ao CSKA, da Rússia, que pede valores altos para negociá-lo com o Galo. Já o equatoriano interessa a equipes dos Estados Unidos.
Outros quatro atletas que estão emprestados também estão no fim dos seus contratos com o Galo e ficarão livres no mercado ao final deste ano: Daniel Penha (Nacional-POR), Luís Otávio Echaporã (Londrina), Luiz Felipe (São Bernardo) e Bruninho (Karpaty). A tendência é que o Atlético-MG os libere sem receber uma compensação financeira ou consiga manter parte dos direitos econômicos.