Paris 2024: saiba os detalhes da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos

Chegou o grande dia! Os Jogos Olímpicos voltam a Paris depois de 100 anos e, nesta sexta-feira (26), acontece a Cerimônia de Abertura, no Rio Sena. O evento está programado para iniciar às 14:30h (horário de Brasília; 19:30h, no horário local) e a Agência RTI Esporte vai acompanhar tudo da festa, direto de Paris.
O trajeto pelo Rio Sena terá 6 Km, iniciando pelo na Ponte Austerlitz e terminando próximo a Torre Eiffel. No percurso os barcos os atletas vão passar por diversos pontos turísticos da capital francesa como: Catedral de Notre Dame, Museu do Louvre, Museu d’Orsay e o Grand Palais.
Ineditismo e preocupação com a segurança
A Cerimônia de Abertura vem cercada de muita expectativa por parte dos organizadores, atletas e torcedores, já que, pela primeira vez, o evento não acontecerá dentro de um estádio e quem estiver, em Paris, poderá acompanhar a festa de forma gratuita. Por outro lado, a preocupação com a segurança, também, é um ponto que gera cuidado por parte do Comitê Local.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Dessa forma, as forças de segurança da França prometem um efetivo de 45 mil agentes no evento, que ficarão espalhados, não só pelo Rio Sena, como pelas principais vias de acesso ao local da cerimônia e, também, em outros pontos da cidade. Como antecipou a Agência RTI Esporte, desde a semana passada, as barreiras policiais aumentaram nos últimos dias e foram criadas duas zonas de segurança para isolar a área, onde acontece a Cerimônia de Abertura.
Além disso, a preocupação com atos terroristas segue no radar das autoridades e forças policiais. Por isso, o alerta máximo contra as ações desses grupos segue valendo ao longo de todos os Jogos Olímpicos. A expectativa do governo francês é que cerca de 320 mil pessoas participem da Cerimônia de Abertura de Paris 2024.
Atrações musicais
Como todo megaevento esportivo, a Cerimônia de Abertura é o momento em que a organização busca guardar a sete chaves, os bastidores da festa. Alguns detalhes, no entanto, acabam escapando. De acordo com a imprensa francesa, as cantoras Céline Dion e Lady Gaga vão se apresentar juntas no Rio Sena. A música escolhida será “La Vie en Rose”, de Édith Piaf.
Time Brasil e número igual de atletas homens e mulheres
A delegação brasileira segue chegando a Paris para essa primeira semana de disputas. O Comitê Olímpico do Brasil já definiu os porta-bandeiras que vão desfilar no Rio Sena: a capitã do time de Rúgbi de 7, Raquel Kochhann, e o canoísta campeão olímpico em Tóquio, Isaquias Queiroz. O Time Brasil vai desfilar em um barco próprio e terá 100 atletas participando da cerimônia.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Os Jogos Olímpicos Paris 2024 marca um importante movimento para esporte mundial. Pela primeira vez na história, essa edição distribuiu um número igual de vagas para homens e mulheres: 5.250 para cada. A delegação brasileira tem 277 atletas, sendo a maioria de mulheres com 153 e outros 121 homens. Também, pela primeira vez, o números de mulheres supera o de homens no Time Brasil, em uma edição de Jogos Olímpicos.
Será que vem recorde?
Em Tóquio 2020, o Brasil conquistou 21 medalhas ao longo dos Jogos Olímpicos, estabelecendo o novo recorde do país na competição. Para Paris 2024, cresce a expectativa para que esse número seja quebrado. A Agência RTI Esporte selecionou alguns atletas e equipes que tem boas chances de chegar ao pódio nestas Olimpíadas e, quem sabe, superar o desempenho de três anos atrás.
-
Ana Marcela Cunha | Maratona Aquática
-
Rayssa Leal | Skate
-
Hugo Calderano | Tênis de Mesa
-
Isaquias Queiroz | Canoagem
-
Martine Grael e Kahena Kunze | Vela
-
Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb | Surf
-
Marcus Vinicius D’Almeida | Tiro com Arco
-
Mayra Aguiar, Beatriz Souza e Rafaela Silva | Judô
-
Rebeca Andrade | Ginástica Artística
-
Beatriz Ferreira | Boxe
-
Alisson dos Santos | Atletismo
-
Ana Patrícia e Duda | Vôlei de Praia
-
Equipe Feminina de Vôlei
-
Equipe Masculina de Vôlei
-
Equipe Feminina de Futebol
(*) Lucas Maciel, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Paris