Paysandu: saiba a pontuação necessária para o clube se livrar do rebaixamento
O Paysandu visita a Ponte Preta neste sábado,01, em jogo válido pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida é um confronto direto na luta contra o rebaixamento para a Série C. Isso porque, o Papão é o 14º colocado com 40 pontos, enquanto a Ponte Preta aparece na 16ª posição, com 38 pontos.
Contudo, é importante afirmar que as duas vitórias e um empate nas últimas cinco rodadas fizeram o clube respirar um pouco mais aliviado na tabela de classificação, mas uma nova derrota por fazer o Papão se aproximar novamente da zona perigosa.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Já a Ponte Preta enxerga o confronto como o momento ideal para somar pontos e se aproximar da pontuação ideal para não cair para a Série C. Existe um consenso em que normalmente com 45 pontos, tanto na primeira quanto na segunda divisão, o clube se livra da queda.
Nesse sentido, a Agência RTI Esporte consultou a Universidade Federal de Minas Gerais para entender qual será a pontuação necessária para o Paysandu conseguir se manter na Série B de 2025. Antes de mais nada, é importante lembrar que os números podem oscilar a cada rodada.
Para que não reste dúvida, de acordo com o levantamento de dados da UFMG, o time que alcançar 48 pontos na Série B do Campeonato Brasileiro não terá qualquer risco de rebaixamento. Com isso, o Papão precisará de mais 8 pontos em 12 disputados para não correr risco de queda.
Isso quer dizer, que o clube precisará de pelo menos duas vitórias e dois empates. Contudo, os números podem oscilar livrando a equipe do rebaixamento com uma pontuação inferior aos 48 pontos. Nesse sentido, ainda de acordo com os números da UFMG, quem fizer 47 pontos terá 0.004% de riscos.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Com 46 pontos a chances de queda são de 0.054%, já com 45 pontos as chances sobem para 0.732%, esse números representam um risco muito baixo. Por fim, as chances de queda só passam de 1%, se o clube terminar a Série B com 44 pontos. Nesse sentido, o risco de rebaixamento subiria para 3.739%.
Nas últimas quatro partidas da Série B, o Paysandu terá partidas equilibradas, tendo em vista que fará dois jogos em casa e dois jogos fora contra times que lutam pelo acesso e contra o rebaixamento. Assim o Papão enfrentará a Ponte Preta(F), Brusque(C), Novorizontino(F), Vila Nova(C).