Peñarol x Botafogo: porque Damián Suárez não pode jogar na Libertadores?

Antes de mais nada, o lateral direito Damián Suárez chegou ao Botafogo nesta temporada depois de mais de dez temporadas no futebol espanhol, aonde passou a maior parte do tempo no Getafe. Mesmo consolidado como titular, o jogador, contudo, não ficou nem um ano Glorioso e aceitou uma oferta para defender o Peñarol.
Curiosamente, Damián Suárez está agora no adversário do Botafogo na semifinal do torneio continental. Entretanto, não vai estar em campo contra o seu ex-clube. O motivo é o regulamento da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para a disputa da Copa Libertadores da América
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O lateral uruguaio chegou a disputar oito jogos pelo Botafogo durante o torneio continental, sendo quatro durante a fase preliminar e outros quatro na fase de grupos da Libertadores. Damián Suárez não chegou a disputar as oitavas de final com a camisa alvinegra por já ter um acerto encaminhado com o Peñarol.
O regulamento da competição até permite que um atleta defenda mais de um clube durante a competição, mas isso não é permitido a partir das oitavas. Deste modo, mesmo que não tenha atuado pelo Botafogo na fase eliminatória, Damián Suárez estava inscrito pelo alvinegro e isso impede a sua participação.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Além da questão de não estar regularizado para defender o Peñarol na semifinal da Libertadores, o experiente jogador, que tem 36 anos, também está lesionado. Desde que retornou ao futebol uruguaio, Damián Suárez disputou apenas dois jogos pelo seu novo clube e está agora afastado por uma lesão na panturrilha direita.
Pelo Botafogo, o defensor entrou em campo 33 vezes. Nesse meio tempo, foram oito jogos na Copa Libertadores da América, 17 na Série A do Campeonato Brasileiro, três na Copa do Brasil e cinco no Campeonato Carioca. Além disso, fez três assistências e totalizou 2378 minutos em campo.