Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Personal training, marido e pai de três filhos: conheça Raphael Claus o árbitro da final da Copa do Brasil

Pela segunda vez na história da Copa do Brasil, a grande decisão do torneio será apitada por Raphael Claus. Aos 45 anos, o paulista da cidade Santa Bárbara D’Oeste será auxiliado por Neuza Ines Back e Danilo Ricardo Simon Manis – todos do quadro da FIFA.

Quando tinha dez anos, Raphael Claus foi incentivado pelo pai a jogar futebol. De família em que pai e irmão foram atletas profissionais, o pai Antônio Carlos Claus, jogou na primeira equipe profissional do União Barbarense, em 1964.

Publicidade
8XBet
Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

O irmão Niltinho Claus, por outro lado, foi um centroavante fazedor de gols e participou do acesso do União Barbarense, em 1998. Raphael Claus, porém, não teve o mesmo sucesso e foi jogador de futebol até os 20 anos de idade.

Casado com a fisioterapeuta Carolina Zampini Claus e pai de três filhos, o paulista iniciou sua trajetória na arbitragem, em 2002, quando passou a integrar o quadro de árbitros da Federação Paulista de Futebol. Em 2014, apitou a primeira decisão da sua carreia: a final do Campeonato Paulista entre Santos e Ituano.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitterBlueSky e Threads.

O Peixe, após disputa nos pênaltis, ficou com o título. E Raphael Claus teve atuação segunda sendo elogiado, inclusive, por jogadores, dirigentes e jornalistas. No mesmo ano, Comissão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o credenciou a aspirante do quadro de arbitragem da FIFA.

Publicidade

Em outubro do mesmo ano, Raphael, ao lado de Luiz Flávio de Oliveira, também da FPF, oi confirmado como árbitro FIFA. Eles substituíram Paulo Cesar de Oliveira e Wilson Luiz Seneme, árbitros paulistas que se aposentaram.

Participação em finais

Em 2019, Raphael Claus apitou a final do Campeonato Paulista entre São Paulo e Corinthians. No mesmo ano, comandou a final da Copa do Brasil entre Athletico Paranaense e Internacional. Desde então, tem sido um dos árbitros mais premiados da história do futebol brasileiro.

No Campeonato Paulista, por exemplo, esteve entre os melhores de 2011, 2012, 2016, 2017, 2019 e 2020. No Campeonato Brasileiro também foi premiado consecutivamente nos anos de 2016, 2017 e 2018. Além disso, apitou nove finais de Paulistão.

Posteriormente, acabou sendo um dos árbitros selecionados para representar a CBF e a Conmebol na Copa do Mundo 2022, junto com Wilton Pereira Sampaio. Em 2024, Raphael Claus foi reprovado no teste da FIFA durante a pré-temporada organizada pela Conmebol, em Luque, no Paraguai.

A temporada

Antes de mais nada, Raphael Claus soma 32 partidas apitadas em 2024: sete no Campeonato Paulista, três na Copa do Brasil, 14 na Série A do Campeonato Brasileiro, uma na Copa Sul-Americana e quatro na Copa Libertadores da América.

Além disso, apitou jogos da Copa América. O último foi a final entre Argentina e Colômbia, no Hard Rock Café Stadium, em Miami, nos Estados Unidos. O título ficou com o time do astro Lionel Messi, do Inter Miami.

O trabalho feito no futebol sul-americano lhe rendeu convite para Federação de Futebol dos Emirados Árabes, quando esteve no comando da partida entre Al Ahli e Al Ain, em 26 de novembro de 2023, pela oitava rodada da Liga dos Emirados Árabes.

Publicidade
8XBet
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.

AdBlock

Publicidade
8XBet
Publicidade
8XBet