Philippe Coutinho no Vasco: relembre como foi a primeira passagem do jogador pelo clube
Anunciado pelo clube nesta quarta-feira (10), Philippe Coutinho retorna ao Vasco depois de 14 anos. O meia chegou ao clube aos sete anos para defender a infantil de futsal do cruzmaltino e, aos 18 anos, já estava negociado com a Inter de Milão (ITA) por 3,8 milhões de euros (cerca de R$10 milhões na cotação da época). A Agência RTI Esporte traz uma retrospectiva da primeira passagem de Philippe Coutinho pelo Vasco.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Como acontece no início da carreira de inúmeros jogadores profissionais, o período de formação do atleta ainda quando criança acontece no futsal. Após deixar a modalidade, Coutinho migrou para o campo, onde teve destaque nas competições da base. Aos 17 anos foi lançado na equipe profissional do Gigante da Colina pelo técnico Dorival Junior, atual treinador da Seleção Brasileira.
Em 2009, o Vasco disputava a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez, o que aumentava a pressão sobre o jovens das divisões de base. A estreia aconteceu, justamente na competição nacional: empate em 0 a 0 contra o Duque de Caxias, no Estádio de São Januário, em junho de 2009.
O primeiro gol
A primeira vez em que Phillipe Coutinho balançou as redes, no entanto, demorou alguns meses. No Campeonato Carioca de 2010, ano do retorno do Vasco à Série A do Brasileirão, a equipe cruzmaltina goleou o Botafogo por 6 a 0, no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Na ocasião, o meia marcou dois gols na partida.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
A despedida
No dia 6 de junho de 2010, Phillipe Coutinho entrou em campo, pela última vez, vestindo a camisa do Vasco. Em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da Série A, daquele ano, o Gigante da Colina visitou o Santos, na Vila Belmiro. O desempenho da equipe e do próprio meia foram ruins e o time saiu derrotado por 4 a 0.
Técnico do Vasco à época, Celso Roth promoveu a substituição de Coutinho aos nove minutos do segundo tempo, encerrando a primeira passagem do jogador por São Januário. O meia deixou o clube com 44 jogos disputados, cinco gols marcados e 11 assistências.