Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Philippe Coutinho no Vasco: relembre outras estreias do craque

Philippe Coutinho está de volta ao Vasco depois de 14 anos longe do futebol brasileiro. O jogador foi anunciado, nesta quarta-feira (10), como o primeiro reforço do Gigante da Colina nesta janela do meio da temporada. No futebol europeu desde os 18 anos, a cria cruzmaltina foi negociado com a Inter de Milão (ITA), em junho de 2010. Nesse período, o meia atuou, também, pelo Espanyol, Liverpool, Barcelona, Bayern de Munique e Aston Villa, no Velho Continente. Sua última passagem por um clube do exterior foi o Al-Duhail, do Catar.

Com larga experiência no futebol europeu, apesar dos altos e baixos no período em que passou fora do Brasil, Philippe Coutinho retorna ao Vasco em busca da recuperação do melhor nível físico e técnico. A Agência RTI Esporte traz uma retrospectiva das estreias do meia cruzmaltino ao longo desses 14 anos.

Publicidade
Inter de Milão

Philippe Coutinho desembarcou na Europa em junho de 2010 para defender uma das equipes mais tradicionais e vitoriosas do continente: a Inter de Milão. Na época, a equipe italiana tinha acabado de ganhar o tricampeonato da UEFA Champions League, após derrotar o Bayern de Munique por 2 a 0, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri. Para aumentar a responsabilidade do jovem meia, o time base que conquistou o título europeu tinha três brasileiros: o goleiro Júlio César, o lateral-direito Maicon e o zagueiro Lúcio.

A estreia do jogador com a camisa da Inter de Milão aconteceu na final da Supercopa da UEFA contra o Atlético de Madrid (ESP), em agosto de 2010. A equipe italiana perdeu por 2 a 0 e ficou com o vice campeonato. O meia brasileiro entrou na reta final de partida e atuou por 11 minutos. O primeiro gol, no entanto, demorou alguns meses para acontecer: Philippe Coutinho marcou um dos gols da vitória por 3 a 1 sobre a Fiorentina, em maio de 2011, pelo Campeonato Italiano.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.
Espanyol

Coutinho foi emprestado ao Espanyol, da Catalunha, depois de uma temporada e meia defendendo a Inter de Milão. A diretoria da equipe italiana decidiu pelo empréstimo para que o jogador ganhasse mais rodagem e ritmo de jogo no futebol europeu. O meia atuou no time espanhol por, apenas, cinco meses. Nesse período, disputou 16 jogos, marcou cinco gols e deu uma assistência.

O jogo de estreia de Philippe Coutinho aconteceu diante do Athletic Bilbao, pelo Campeonato Espanhol. O meia foi titular no empate em 3 a 3. Os primeiros gols com a camisa do time catalão foram marcados diante do Rayo Vallecano: goleada por 5 a 1 e o brasileiro balançou as redes duas vezes.

Liverpool

Philippe Coutinho retornou do empréstimo do Espanyol em janeiro de 2013. A Inter de Milão tinha aceitado a proposta de 13 milhões de euros do Liverpool (ING). Na maior liga de futebol do mundo, a cria da Colina se destacou e os Reds são a equipe em que o brasileiro mais atuou na carreira: 201 jogos. A estreia, no entanto, demorou um mês para acontecer.

O brasileiro sofreu uma lesão logo na chegada ao novo clube e só vestiu a camisa do segundo maior campeão da Inglaterra em fevereiro de 2013. Ele entrou no decorrer do jogo contra o West Bromwich, quando o Liverpool acabou derrotado por 2 a 0 dentro de casa. Na partida seguinte, além de ter iniciado como titular, já marcou seu primeiro gol na goleada por 5 a 0 sobre o Swansea, pelo Campeonato Inglês.

Barcelona

Apesar do destaque e idolatria dos torcedores do Liverpool, Philippe Coutinho decidiu se transferir para o Barcelona no meio da temporada 2017/2018. De volta a Espanha, o meia brasileiro teve outra ótima passagem por um gigante europeu: em 106 jogos, marcou 25 gols e deu 14 assistências. Sua estreia pela equipe catalã aconteceu diante da sua ex-equipe, o Espanyol, em vitória por 2 a 0, em jogo válido pela Copa do Rei. O primeiro gol marcado pelo Barça foi, também, na mesma competição: em fevereiro de 2018, quando os catalãs derrotaram o Valencia por 2 a 0.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Bayern de Munique

A passagem pelo Barcelona, no entanto, foi de apenas um ano e meio, e Coutinho acabou emprestado ao Bayern de Munique. O meia teve um ótimo início na equipe alemã. Depois da estreia contra o Schalke 04, na Bundesliga, o brasileiro marcou seu primeiro gol pela equipe bávara no segundo jogo como titular: goleada por 4 a 0 sobre o Colônia.

Os graves problemas físicos ao longo da temporada, afastaram Philippe Coutinho dos gramados por um longo período e prejudicaram o desempenho do brasileiro na equipe alemã. Ao fim da temporada, ele retornou ao Barcelona e, na sequência, se transferiu para o Aston Villa.

Aston Villa

De volta a Premier League, Philippe Coutinho surpreendeu na estreia com a camisa do Aston Villa e marcou um dos gols do empate contra o Manchester United, pelo Campeonato Inglês. O meia estava um longo período sem atuar e acabou entrando no segundo tempo da partida. Ao todo, o brasileiro fez 43 jogos pelo clube com seis gols marcados e três assistências.

Al-Duhail

A Era Philippe Coutinho no futebol europeu terminou em setembro de 2023, quando o jogador foi emprestado pelo Aston Villa para o Al-Duhail, do Catar. No Oriente Médio, o brasileiro entrou em campo, apenas, 22 vezes, em pouco mais de nove meses. Em sua partida de estreia, o meia brasileiro marcou um dos gols da vitória, em jogo válido pelo campeonato nacional.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.