Por que Carlos Carvalhal é sempre cotado e recusa comandar equipes brasileiras Técnico português recusa há anos o Brasileirão, mas deixou a porta aberta em 2024

Antes de mais nada, o nome de Carlos Carvalhal é constantemente ligado a clubes do futebol brasileiro. Com 59 anos e uma carreira sólida em países como Grécia, Emirados Árabes Unidos, Inglaterra e Turquia, o treinador português já recebeu diversas propostas da Série A do Campeonato Brasileiro, incluindo do Flamengo.
Porém, o treinador, que atualmente comanda o Sporting Braga, mas nunca aceitou trabalhar no Brasil. Afinal, por que isso acontece? Em entrevista ao “Podcast Footure”, em agosto de 2024, ele afirmou: “No meu caso, é público que já tive muitas oportunidades para ir para o Brasil, mas não estavam reunidas as condições para eu ir para lá.”
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
Dessa forma, segundo o português, a falta de estabilidade e de um projeto claro foram determinantes para recusar convites anteriores. No entanto, o cenário parece ter mudado: “Agora, penso que podem estar definitivamente reunidas as condições para poder entrar no campeonato brasileiro”, revelou o treinador.
Além disso, Carlos Carvalhal demonstrou conhecer bem o contexto do país. Para o treinador, o Brasileirão é uma competição intensa: “O Brasil é um caso sui generis. Tem uma competição muito larga, com uma densidade competitiva muito grande e uma proximidade de jogos muito curta”, analisou.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Contudo, nem sempre o empecilho foi técnico. Em janeiro de 2021, o português explicou por que recusou uma proposta concreta do Flamengo, em meio à pandemia de Covid-19: “Eu tenho a situação da minha família que é muito importante para mim”, disse o técnico antes de prosseguir:
“Já trabalhei na Grécia, Emirados Árabes Unidos, Inglaterra e, Turquia. Mas nunca viajei contra a vontade da minha família. Só que desta vez, vide as circunstâncias, sobretudo a do Covid, criou-se um impasse e houve muita resistência por parte da minha mulher e dos meus filhos.”
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Diante disso, a mudança no discurso de Carlos Carvalhal abre espaço para especulações sobre uma possível estreia no futebol brasileiro. Com sua visão estratégica e experiência internacional, o técnico é visto como um nome capaz de elevar o nível tático de qualquer equipe da Série A do Campeonato Brasileiro.
E, agora, com as condições pessoais e profissionais mais alinhadas, o cenário pode finalmente ser favorável para que o português desembarque no Brasil. A tendência é que o nome de Carlos Carvalhal, que conquistou apenas três troféus na carreira, continue na órbita dos principais clubes brasileiros em 2025.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal