Por que Gatito Fernández, do Botafogo, não foi convocado para a Copa América?
A seleção do Paraguai está em preparação para a Copa América e vai fazer a sua estreia no torneio no próximo dia 24 de junho, quando enfrenta a Colômbia, em Houston. Na lista de convocados para a competição, o técnico argentino Daniel Granero não selecionou Gatito Fernández, goleiro do Botafogo, que já participou de duas edições da Copa América e foi titular em 2019.
O objetivo do treinador é rejuvenescer a seleção paraguaia e, deste modo, dois dos três goleiros convocados são estreantes em competições oficiais pelo Paraguai. Daniel Granero terá Carlos Coronel, Rodrigo Morínigo e Alfredo Aguilar dentre as opções para a Copa América.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Dos três goleiros, apenas Aguilar tem experiência internacional com a seleção paraguaia. Aos 35 anos, o goleiro já participou de três edições de Copa América, embora não tenha sido titular em nenhuma delas. Aguilar vem vivendo um momento positivo com a camisa do Sportivo Luqueño e já atuou no futebol brasileiro, quando fez cinco partidas pelo Ceará, em 2022.
Rodrigo Morínigo, que joga pelo Libertad, é considerado um dos melhores da nova geração do futebol paraguaio. Aos 25 anos, terá a oportunidade de viver a experiência de um torneio importante pela seleção de seu país. Rodrigo é filho do técnico Gustavo Morínigo, que teve passagem de destaque pelo Coritiba e já comandou outros clubes brasileiros como Ceará, Avaí e Remo.
A outra opção para goleiro do Paraguai é Carlos Coronel, que inclusive deve ser o titular da seleção durante a disputa da Copa América. Coronel nasceu no Brasil, na cidade de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e que faz fronteira com o Paraguai.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Filho de uma paraguaia, o goleiro se naturalizou em julho de 2023 e passou a ter chance na seleção. Carlos Coronel é titular no New York Red Bulls. Além de ter a chance de defender o Paraguai pela primeira vez numa competição oficial, o goleiro vai estar em casa, já que mora nos Estados Unidos desde 2021, quando chegou ao clube.
O Paraguai está no grupo D da Copa América e, além da Colômbia, adversário de estreia, também terá pela frente Brasil e Costa Rica nesta primeira fase. O Paraguai já foi campeão da Copa América em duas oportunidades (1953 e 1979). A última boa campanha foi em 2015, quando terminou com a quarta colocação, tendo inclusive eliminado o Brasil na fase de quartas de final do torneio.