Presidente do Zenit se pronuncia sobre negociações entre Wendel e Botafogo: “Não deve nada” Mandatário se posicionou após polêmica envolvendo acordo entre o atleta e o Glorioso do Rio de Janeiro; desistência do negócio está associada a questões geopolíticas

O Botafogo desistiu de contratar Wendel, do Zenit, sob a alegação de problemas geopolíticos. Além de ter surpreendido o volante, o presidente do clube russo, Alexander Medvedev, se manifestou sobre a polêmica com o Glorioso nesta quinta-feira (22),
De acordo com Medverev, o Zenit cumpriu com a sua obrigação no acordo, ou seja, o rompimento do contrato partiu do Botafogo. Esse fator exclui qualquer obrigação financeira do time russo: “O Zenit não deve nada ao Botafogo”, declarou o mandatário.
John Textor e Zenit vivem outro momento nebuloso
Além da negociação com Wendel, Zenit e a Eagle Holding, grupo de John Textor, que administra o Botafogo, possuem outra pendência relacionada às contratações. Trata-se do negócio que levou Luiz Henrique do Glorioso ao plantel do time russo.
De acordo com o site Sport Express, o clube do presidente Alexander Medvedev deve a Eagle Holding três parcelas da compra do jogador, ou seja, 33 milhões de euros.
A saber o acordo não envolve o Botafogo como parte, e sim, o Lyon, da França. Os dois times são de propriedade da Eagle Holding.
Quanto que o Botafogo pagou em Wendel?
O Glorioso desistiu da compra de Wendel devido a sanções comerciais impostas entre Estados Unidos e Rússia. Vale ressaltar que o dono do Botafogo é John Textor, um cidadão norte-amerciano que rresponde pelas leis de seu país..
O acordo entre o Glorioso e Wendel custou 33 milhões de euros, ou R$ 206 milhões, aos cofres do Botafogo a época. Por fim, com a desistência do Glorioso, o Lyon, da França, terá direito ao montante. O clube atravessa um período de dificuldades financeiras.