Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Qual a situação dos jogadores do Fluminense em fim de contrato?

Além da preocupação com os resultados recentes da equipe dentro de campo, em especial, na Série A do Campeonato Brasileiro, o Fluminense vai precisar se movimentar nos bastidores para resolver a situação dos jogadores em fim de contrato. Ao todo, oito atletas tem seus vínculos com o clube se encerrando nesta temporada.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Apenas o zagueiro Marlon Santos, que pertence ao Shakthar Donetsk, da Ucrânia, tem contrato chegando ao fim em junho com o Tricolor das Laranjeiras. Para os demais, o acordo expira em dezembro.Agência RTI Esporte fez um levantamento da situação de cada um desses jogadores. Confira:

Publicidade
Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.
Felipe Alves | Goleiro

Contratado em janeiro deste ano a pedido do técnico Fernando Diniz, Felipe Alves tem que lidar com a forte concorrência de Fábio. O goleiro, que veio do São Paulo, tem vínculo até dezembro de 2024, mas o Fluminense deve ativar a cláusula de renovação automática por mais um ano, ao fim da temporada.

Em três jogos disputados, Felipe Alves sofreu seis gols e foi muito criticado pela torcida na derrota para o Botafogo na última rodada da Taça Guanabara, quando o Tricolor das Laranjeiras perdeu por 4 a 2. Depois disso, o experiente goleiro não foi mais escalado pelo técnico Fernando Diniz.

Marlon Santos | Zagueiro

Formado nas divisões de base do Fluminense, em Xerém, Marlon Santos retornou ao clube por empréstimo junto ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em julho do ano passado. A transferência foi possível por conta do mecanismo adotado pela FIFA para o jogadores que atuavam no país do Leste Europeu fugirem do conflito com a Rússia.

Ao longo da campanha do título da Copa Libertadores da América, o zagueiro foi reserva em todos os jogos da competição continental. Na Série A do Campeonato Brasileiro, por exemplo, atuou algumas partidas como titular, mas nunca se firmou na equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz.

Marlon Santos tem a situação mais urgente. O contrato vence no dia 30 deste mês e o Fluminense já iniciou conversas com o clube ucraniano para renovar o empréstimo por mais um ano, tempo máximo estabelecido pela FIFA, até o momento. O Tricolor das Laranjeiras vai se reunir com representantes do Shakhtar Donetsk na próximas semanas para definir o futuro do zagueiro.

Manoel | Zagueiro

No Fluminense desde 2021, Manoel renovou seu contrato com o clube em dezembro do ano seguinte. O vínculo válido até dezembro deste ano tem uma cláusula de extensão até o fim de 2025. A tendência é que o zagueiro ative esse mecanismo ao término da atual temporada.

Felipe Melo | Zagueiro

Próximo de completar 41 anos, Felipe Melo é outro que tem contrato válido até 31 de dezembro de 2024. Titular absoluto desde que chegou ao clube e um dos principais líderes do elenco, o zagueiro ainda tem futuro indefinido no clube. Até o momento, o Fluminense não iniciou conversas com o jogador para uma renovação de contrato.

Em entrevistas recentes, Felipe Melo disse que pretende jogar por, pelo menos, mais um ano. E se o Tricolor das Laranjeiras seguir a tendência do ano passado, a renovação do zagueiro deve sair no segundo semestre. O experiente jogador tem convivido com inúmeros problemas físicos, o que tem dificultado uma sequência na equipe.

No entanto, o seu espírito de liderança é visto com bons olhos dentro do clube e entre os jogadores, o que pode indicar uma continuidade para a próxima temporada. A ideia da diretoria tricolor é mante-lo no clube para ser uma das referências na busca pelo título do Super Mundial de Clubes da Fifa, em 2025.

Marcelo | Lateral-Esquerdo

De volta ao clube que o revelou em fevereiro de 2023 e campeão da Copa Libertadores da América, Marcelo tem contrato com o Fluminense até o fim do ano. No entanto, sua situação é mais tranquila pelo fato de existir uma cláusula de extensão do vínculo até dezembro de 2025.

Um dos entusiastas do retorno de Thiago Silva ao Tricolor Carioca, o lateral-esquerdo vai seguir no clube para a próxima temporada. Agora, a expectativa é de que a renovação seja até 2026 para que ele atue ao lado do Monstro até o fim do contrato do zagueiro com o Fluminense.

Diogo Barbosa | Lateral-Esquerdo

A situação de Diogo Barbosa é similar a do zagueiro Felipe Melo: contrato se encerrando em dezembro de 2024 e, até o momento, não houve conversa por uma renovação. A expectativa é de que nos próximos meses, a diretoria tricolor apresente uma proposta para estender o vínculo do jogador de 31 anos.

Marquinhos | Atacante

Emprestado pelo Arsenal (ING) até o fim da atual temporada, o atacante Marquinhos foi o único dos reforços de 2024 que se destacou. O jovem de 21 anos teve participação importante nas partidas contra o Alianza Lima (PER) e Colo-Colo (CHI), ambas pela Copa Libertadores da América.

A intenção do Fluminense é adquirir o jogador em definitivo e, internamente, o clube se organiza para apresentar uma proposta aos ingleses em breve. No contrato não há um valor fixado para a compra do atacante, portanto o Tricolor Carioca vai precisar negociar os valores dessa transação.

Jan Lucumí | Atacante

O atacante colombiano de 19 anos chegou ao Fluminense em fevereiro deste ano por empréstimo junto ao Boca Jrs. de Cali. Lucumí veio como uma aposta assim como aconteceu com Jhon Arias, em 2021. Mas, até o momento, o jogador não teve muitas oportunidades com o técnico Fernando Diniz e está fazendo parte do elenco sub-20 do Tricolor para ganhar ritmo de jogo.

O Fluminense pagou 100 mil dólares – quase R$500 mil na cotação atual – pelo empréstimo do colombiano. O contrato prevê a opção de compra, mas o clube carioca não divulgou se há um valor fixado para a transferência. Diante desse cenário, a continuidade do jovem atacante para a próxima temporada segue uma incógnita.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.