Qual o retrospecto do Atlético-MG em finais da Copa do Brasil?

Antes de mais nada, o Atlético-MG está em mais uma decisão de Copa do Brasil e busca o seu terceiro título no torneio. O Galo disputa a final da competição pela quarta vez em sua história. Para ficar com a taça, a equipe mineira vai precisar reverter a vantagem de 3 a 1 construída pelo Flamengo no primeiro jogo, no Maracanã.
A Agência RTI Esporte fez um levantamento sobre as outras três vezes em que o Atlético-MG esteve na decisão da Copa do Brasil e o retrospecto do Galo nessas decisões. O Atlético-MG venceu a Copa do Brasil duas vezes (2014 e 2021) e na outra oportunidade que disputou a decisão (2016) acabou ficando com o vice-campeonato.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Sempre que foi campeão da Copa do Brasil, o Atlético-MG venceu a primeira partida. Aliás, depois da vantagem construída no priemiro jogo, o Galo venceu também a segunda partida contra o Cruzeiro (2014) e o Athletico (2021). No entanto, quando perdeu o primeiro jogo, como aconteceu contra o Flamengo, o time ficou com o vice-campeonato. Isso ocorreu contra o Grêmio, em 2016.
No entanto, o Atlético-MG se mostra forte em casa nas decisões de Copa do Brasil. Em 2014, a equipe venceu o Cruzeiro por 2 a 0 e em 2021 fez 4 a 0 sobre o Athletico. Curiosamente, o resultado contra o principal rival serviria pelo menos para levar aos pênaltis a decisão contra o Flamengo. Caso repita o que conseguiu diante do Athletico, o Galo garantiria o título no próximo domingo.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Confira o retrospecto do Atlético-MG nas decisões de Copa do Brasil:
2 títulos (2014 e 2021):
2014:
Atlético-MG 2×0 Cruzeiro
Cruzeiro 0x1 Atlético-MG
2021:
Atlético-MG 4×0 Athletico
Athletico 1×2 Atlético-MG
1 vice (2016):
2016:
Atlético-MG 1×3 Grêmio
Grêmio 1×1 Atlético-MG