O Flamengo se classificou à final da Copa Libertadores da América ao eliminar o Racing, na última quarta-feira (30), no Estádio Presidente Peron, conhecido como “El Cilindro, em Buenos Aires. Em campo, os dois times empataram sem gols, mas o Rubro-Negro garantiu o triunfo por 1 a 0, que foi conquistado no jogo de ida, no Maracanã.
Com o resultado, a equipe do técnico Filipe Luís disputará a sua sétima decisão na Copa Libertadores da América. Vale ressaltar que o Flamengo está em sua vigésima primeira participação no torneio.
O último título conquistado pelo Rubro-Negro foi sob o comando de Jorge Jesus, no ano de 2022. Na ocasião, o Flamengo derrotou o Athletico-PR por 1 a 0, com gol de Gabigol.
Primeira participação do Flamengo e período de jejum
O Flamengo estreou na Copa Libertadores da América em 1981, quando derrrotou o Cobreloa, do Chile, na grande decisão. Zico foi o destaque do Rubro-Negro, sendo eleito o melhor jogador do torneio.
Por outro lado, as conquistas do Flamengo se contrastam com os anos de ausência do clube na competição. A saber, o time ficou dez anos sem participar da Libertadores, entre os anos de 1993 e 2002.
Por fim, o próximo adversário do Flamengo será definido em jogo entre o Palmeiras e a LDU, no Allianz Parque, nesta quinta-feira. Os equatorianos venceram o Verdão por 3 a 0, no jogo de ida.




