Quem é Cauan Barros, destaque do Amazonas na Série B emprestado pelo Vasco?

No início do ano, pouquíssimos torcedores de futebol fora do Vasco teriam conhecimento de Cauan Barros. O jogador de 20 anos fez sua estreia oficial na equipe principal cruzmaltina na temporada passada. No entanto, seu desempenho não encantou Ramón Díaz, então treinador do clube, no começo de 2024.
Com isso, o meio-campista acabou sendo emprestado ao Amazonas FC para adquirir rodagem a fim de voltar mais maduro para o Clube de São Januário em 2025. Meia de muita qualidade técnica, o garoto no Vasco muito cedo, mesmo atuando em uma geração considerada frutífera dentro do clube.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Ele, por exemplo, atuou ao lado de nomes como Eric Pimentel, Lyncon, Leandrinho, Matheus Ferreira, Andrey Santos, Marlon Santos, Guilherme Estrella, Erick Marcus, Rayan, Eguinaldo, entre outros. Assim, era considerado como uma das principais revelações da geração, justamente pela qualidade técnica diferenciada.
No Vasco, teve passagem destacada por todas as equipes de base entre 2019 e 2023. Nesse meio tempo, conquistou o Campeonato Carioca Sub-15 em 2019, Carioca Sub-20 em 2020 e o Carioca Sub-17 em 2021. Daí em diante, começou a ser cobiçado por clubes da Espanha, França, Itália e Portugal. No entanto, as sondagens nunca foram convertidas em ofertas oficiais.
Chegando na equipe principal, porém, não conseguiu ter o mesmo brilho. Até teve bons momentos no Vasco em 2023, mas não agradou a antiga comissão técnica e acabou sendo emprestado ao Amazonas FC. Desde então, o jogador se tornou titular absoluto da equipe e caiu nas graças da torcida e também da comissão técnica.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
A expectativa é que Cauan Barros consiga mostrar, agora no Amazonas, a mesma criatividade, presença ofensiva e qualidade técnica que o levou a ser um dos principais nomes do Vasco para o futuro, seguindo os passos de Andrey Santos, do Strasbourg, da França, e Marlon Gomes, do Shakthar Donetsk, da Ucrânia, dois jogadores que estão bem na Europa.
A Agência RTI Esporte apurou que Cauan Barros tem contrato com o Vasco até dezembro de 2026. O acordo entre as partes prevê a extensão do vínculo por mais duas temporadas. Além disso, a multa rescisória para tirá-lo do clube é de 50 milhões de euros (R$ 306,2 milhões, pela cotação atual). Valor considerado, é claro, fora da realidade financeira do Amazonas FC.