Quem é João Félix, do Chelsea, alvo do Flamengo? Veja números, clubes e fase atual Emprestado pelo clube inglês, atacante não vive bom momento no Milan

Antes de tudo, o português João Félix entrou no radar do Flamengo com foco na disputa do Super Mundial de Clubes da Fifa. De olho em reforços de peso, a diretoria analisa a possibilidade de contratar o atacante português, atualmente emprestado ao Milan, do Chelsea.
Um fator que pode facilitar o negócio é o conhecimento profundo de José Boto, diretor esportivo do Flamengo, que trabalhou com o jogador nos tempos de Benfica. Aos 25 anos, João Félix tenta reencontrar o protagonismo que o projetou para o cenário internacional.
Revelado pelo Benfica, o atacante brilhou na temporada 2018/2019, quando marcou 15 gols e deu 7 assistências em 26 partidas da Primeira Liga. Naquela época, foi decisivo na conquista do título nacional e eleito Revelação do Campeonato. Somando todas as competições, o saldo foi ainda mais expressivo: 43 jogos, 20 gols e 8 assistências.
João Félix é o quinto mais caro da história
Logo em seguida, o talento chamou a atenção dos gigantes europeus. Em julho de 2019, o Atlético de Madrid pagou 127,5 milhões de euros (cerca de R$ 823 milhões na cotação atual) para contratar João Félix. A transação entrou para a história como a maior venda do Benfica e a quinta mais cara do futebol mundial.
Apesar da expectativa elevada, a adaptação ao estilo de jogo de Diego Simeone foi difícil. Embora tenha deixado lampejos de qualidade, o atacante não conseguiu protagonismo. Nesse ínterim, somou 131 jogos, 34 gols, 16 assistências e uma sensação de que o seu talento não casava com a intensidade do treinador argentino.
Na sequência, vieram os empréstimos. Primeiro, ao Chelsea, em um momento de transição no clube londrino, recém-adquirido por Todd Boehly. Em 20 jogos, João Félix não impressionou a ponto de garantir permanência. Depois, seguiu para o Barcelona, onde começou em alta, mas acabou perdendo espaço.
João Félix vive pior momento da carreira
Atualmente, João Félix tenta se reencontrar no Milan comandado pelo técnico português Sérgio Conceição. Emprestado pelo Chelsea, ele soma 17 partidas, um gol e poucas atuações de destaque. Sua passagem pelo clube italiano ainda não empolgou e existe a certeza de que não vai ficar naquela que é a sua pior fase na carreira.
Diante desse cenário, o Flamengo surge como uma alternativa atrativa. Além do time comandado pelo técnico Filipe Luís, outros interessados seguem atentos à situação do jogador, como o Benfica, que sonha com um retorno, e o Galatasaray, da Turquia.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal