Após confirmar o acerto com o volante Saúl Ñínguez, o Flamengo segue com o alvo apontado para o Atlético de Madrid. As informações desta quinta-feira, 24, dão conta de que o rubro-negro está agora interessado no atacante Samuel Lino. O jogador de 25 anos está a caminho de sua terceira temporada pelo Atlético de Madrid, aonde não é titular, mas importante para o técnico Diego Simeone.
Antes de mais nada, é importante lembrar que Samuel Lino é brasileiro, embora tenha feito a maior parte de sua carreira profissional no futebol europeu. Nascido em Santo André, no interior de São Paulo, Samuel Lino chegou inclusive a passar pelo Flamengo nas categorias de base. Agora, para repatriar o atacante, o rubro-negro pode oferecer algo em torno dos 30 milhões de euros (cerca de R$ 190 milhões).
Quem é Samuel Lino?
O jogador iniciou no futebol nas categorias de base do São Bernardo e chamou a atenção do Flamengo. A passagem pela equipe sub-18 do rubro-negro foi curta e teve apenas dois jogos. Na sequência, Lino retornou ao São Bernardo e se tornou profissional em 2019. Foram apenas cinco jogos pelo clube até ser negociado com o Gil Vicente, de Portugal.
Foram três temporadas no clube português, aonde conseguiu se consolidar. Em 2021/22, Samuel Lino marcou 14 gols e deu cinco assistências em 38 jogos. O bom desempenho no clube português chamou a atenção do Atlético de Madrid, que o contratou na temporada 2022/23, mas emprestou ao Valencia, também da Espanha.
Pelo Valencia foram oito gols e duas assistências em 41 jogos. Na temporada seguinte, foi para o Atlético de Madrid. No geral, são 93 jogos, 12 gols e 16 assistências pelo clube colchonero. Embora não seja titular de Diego Simeone, Samuel Lino é um jogador constantemente acionado.
Principais características
Samuel Lino é um atleta que costuma atuar pelas pontas. O jogador tem como principais características e drible e a velocidade. Diego Simeone costuma usar o brasileiro quando o Atlético de Madrid está precisando de criatividade para furar defesas adversárias que jogam com a linha mais baixa. Na última temporada, Samuel Lino disputou 47 partidas pelo Atlético de Madrid, sendo 29 como titular.
Samuel Lino chegou a entrar no radar da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para uma convocação à Seleção Brasileira. Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival Júnior cogitaram chamar o atleta, mas a oportunidade não apareceu.


