Foto: Divulgação/ Benfica
Multicampeã pelo Benfica, de Portugal, com seis títulos conquistados em três temporadas, Valéria Cantuário é a mais nova contração do time feminino do Flamengo. A ponta-direita de 25 anos assinou contrato válido até dezembro de 2024.
Apesar do currículo vitorioso no exterior, poucos torcedores do Mengão já tinham ouvido falar na atacante. E não é para menos, afinal a vida da jogadora mudou desde 2016, quando começou a ter espaço nos campos.
Sem passagens por categorias de base, Valéria Cantuário jogava futebol em campos de terra batida. Primeiramente, passou a integrar o elenco do São Paulo-PI e posteriormente atuou por Tiradentes-PI, Osasco Audax e Vitória.
No rubro-negro baiano, se destacou até ser convocada para defender a Seleção Brasileira Feminina de Futebol na Copa do Mundo Sub-20 em 2018. A atacante, além da conquista, conseguiu se transferir para o São Paulo em 2019.
Desde então, foi ganhando seu espaço e neste ano se tornou artilheira do time, com 11 gols em 32 jogos (seis na Série B do Campeonato Brasileiro e cinco no Campeonato Paulista). As boas atuações fizeram a jogadora ser notada por clubes da Europa.
Antes de chegar ao Velho Continente, porém, Valéria Cantuário, natural de Terezina, no Piauí, chegou a entrar na mira de clubes como, Paris Saint-Germain, da França e West Ham United, da Inglaterra. No entanto, seu destino acabou sendo outro.
Ela desembarcou na Espanha na temporada 2019/2020 para ser uma das estrelas do Madrid CFF. Indicada pelo técnico Óscar Fernández, Valéria Cantuário chegou para reforçar o elenco que já contava com as craques espanholas Albita Martínez, Laurita Domínguez e Maca Portales.
Ela, além disso, se juntou a outras brasileiras que já atuavam com a camisa ‘blanca’ como, a zagueiro Mônica Hickmann, a lateral Antônia Silva, e as atacantes Bruna Tavares, Geyse Ferreira e Giovana Queiroz.
Na sequência da carreira, Valéria Cantuário mudou-se para Portugal para ser peça importante do Benfica na conquista de seis títulos: Campeonato Português (2021/2022, 2022/2023 e 2023/2024), a Taça de Portugal (2023/2024), a Taça da Liga Feminina (2022/2023) e a Supertaça Feminina (2022).
Valéria Cantuário, agora, chega ao time feminino rubro-negro para reforçar ainda mais o ataque. Isso porque o time comandado pelo técnico Maurício Salgado conta com uma artilharia pesada formada por Cristiane Silva, Darlene Reguera e Giovanna Crivelari.
Glorioso tem vantagem importante a ser administrada na Copa do Brasil
Atacante vive fase muito positiva
Antes de tudo, com um projeto gerido por brasileiros, o Santa Clara viveu uma temporada…
Antes de tudo, o atacante Pepê, ex-Grêmio, começou a contagem regressiva para a Copa do…
Antes de mais nada, o Campeonato Português chegou ao fim com o Sporting, dos brasileiros…
O técnico Rogério Corrêa, do Volta Redonda, não poupou palavras para questionar o empate entre…