Quem é Viktor Gyökeres? Conheça o artilheiro que já superou Mohamed Salah na corrida pela Chuteira de Ouro Sueco é o maior artilheiro da Europa na temporada 2024/2025

Antes de mais nada, o sueco Viktor Gyökeres, atacante do Sporting, de Portugal, é o novo líder da corrida pela Chuteira de Ouro. O prêmio concedido ao maior goleador das principais ligas europeias, organizado pela ESM (European Sports Media).
Com uma temporada espetacular, o centroavante de 26 anos ultrapassou nomes consagrados como Mohamed Salah e Robert Lewandowski na classificação. Viktor Gyökeres marcou quatro gols na vitória do Sporting por cinco a zero sobre o Boavista, no Estádio do Bessa, no último domingo.
Com isso, chegou à impressionante marca de 38 gols em 30 jogos disputados na Primeira Liga portuguesa. Como a competição tem um coeficiente de 1,5, cada gol rende um ponto e meio na tabela da Chuteira de Ouro, totalizando cinquenta e sete pontos para o atacante leonino.
Viktor Gyökeres é uma das grandes revelações do futebol europeu na temporada 2024/2025. Natural de Estocolmo, na Suécia, ele iniciou sua carreira no Brommapojkarna e passou por Alemanha e Inglaterra, destacando-se no Coventry City, antes de ser contratado pelo Sporting por 20 milhões de euros (R$ 128,1 milhões) em 2023.
Antes de tudo, Viktor Gyökeres vem encantando os torcedores do Sporting. Ele chama a atenção com sua força física, movimentação inteligente e faro de gol apurado. Em toda a temporada, entre o Sporting e seleção da Suécia, o camisa 9 celebrou 61 gols e assistiu os colegas 16 vezes para gol num total de 54 partidas.
Ainda mais, os números do centroavante sueco nas últimas três temporadas não mentem. Entre Coventry City e Sporting, a nova estrela do futebol europeu, assinalou117 gols e fez 38 assistências nas 148 partidas disputadas pelos Leões.
Craques seguem na cola de Viktor Gyökeres
Mohamed Salah, astro egípcio do Liverpool, marcou mais uma vez no último domingo, na goleada dos Reds sobre o Tottenham. Chegou assim aos 28 gols na Premier League. Como a liga inglesa possui coeficiente 2, Salah soma 56 pontos, apenas um a menos que Viktor Gyökeres.
Da mesma maneira, na terceira posição está o polonês Robert Lewandowski, do Barcelona, que mesmo lesionado mantém 50 pontos, fruto de 25 gols na La Liga, que também possui coeficiente 2. Por fim, Matheus Cunha, do Wolverhampton, e Raphinha, do Barcelona, seguem empatados com 15 gols e 30 pontos cadas, na 26ª colocação.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal