Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Quem são os 10 maiores artilheiros da Argentina em todos os tempos?

Tricampeã do mundo e na luta pelo 16º título da Copa América, a Argentina teve, ao longo de sua história, jogadores que ficaram marcados no futebol. Aliás, a “Albiceleste” tem atualmente na equipe Lionel Messi, considerado por muitos um dos melhores de todos os tempos.

O país participou de 18 edições da Copa do Mundo, tendo ficado fora apenas em quatro oportunidades. Desse jeito os argentinos conquistaram as principais competições de futebol masculino ao longo dos anos. Além de Copa América e Copa do Mundo, a Argentina também tem título da Finalíssima e das Olimpíadas.

Publicidade

Com tanta história e muitos craques, alguns conseguiram se destacar como os jogadores que mais fizeram gols com a camisa da Argentina. Desta maneira, a Agência RTI Esporte preparou uma lista com os dez jogadores que mais fizeram gols pela seleção nacional ao longo da história. Confira:

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Lista de artilheiros

#1 Lionel Messi

#2 Gabriel Batistuta

#3 Sergio Agüero

#4 Hernán Crespo

#5 Diego Maradona

#6 Gonzalo Higuaín

#7 Ángel Di María

#8 Luís Artime

#9 Leopoldo Luque

#10 Daniel Passarella

 

#1 Lionel Messi

No topo da lista está Lionel Messi, que inclusive é o terceiro jogador com mais gols na história de todas as seleções nacionais. O craque, atualmente com 36 anos, conseguiu grande protagonismo nos últimos anos dentro do futebol e se consolidou também como o atleta com mais gols na história da seleção da Argentina.

Publicidade
BR4BET - Experimente as melhores apostas esportivas na Br4bet

Lionel Messi deu os seus primeiros passos no Newell’s Old Boys, mas logo foi levado para o Barcelona, da Espanha, onde chegou no ano 2000. Foi pelo clube catalão que ele se consolidou como um dos melhores jogadores de todos os tempos. Messi ainda passou pelo Paris Saint-Germain e atualmente é jogador do Inter Miami, dos Estados Unidos.

Na sua galeria de títulos, o lendário camisa 10 tem pela Argentina a medalha de ouro no Jogos Olímpicos de Atenas-2008. a Copa América de 2021 e o título da Copa do Mundo de 2022 onde foi o principal nome da conquista.

Na atual edição da Copa América, Messi marcou um gol. Desta maneira, o jogador acumula 107 gols em 182 jogos.

#2 Gabriel Batistuta

Outro importante nome da história da Argentina é o atacante Gabriel Batistuta, que aparece na segunda posição da lista de atletas com mais gols pela seleção nacional. O ex-jogador sempre foi visto como um dos maiores camisas nove da história do país e começou a sua carreira no Newell’s Old Boys, em 1988, mas se transferiu para o River Plate, em 1990.

Batistuta ainda teve destaque no futebol europeu, quando defendeu a Fiorentina entre os anos de 1991 e 2000. No futebol italiano, o jogador ainda atuou por Roma e Internazionale até encerrar a sua carreira no Al-Arabi, do Catar.

Pela Argentina, Batistuta é o segundo maior artilheiro da história com 78 jogos e 56 gols marcados. Como jogador da seleção nacional, ele conquistou duas edições da Copa América e uma Copa das Confederações.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebook e Twitter.
#3 Sergio Agüero

O terceiro nome da lista é mais um dos históricos atacantes argentinos. Sérgio Aguero começou a carreira no Independiente, em 2003 e permaneceu no clube até 2006, antes de partir para o futebol europeu.

A primeira passagem na Europa foi pelo Atlético de Madrid, da Espanha, aonde ficou entre os anos de 2006 e 2011. O ex-atacante, que se aposentou precocemente devido a um problema cardíaco, ainda defendeu Manchester City e Barcelona.

Pela seleção argentina, atuou em 101 jogos e marcou 41 gols sendo assim o terceiro maior artilheiro da história do seu país. Vale destacar que o jogador que defendeu a equipe nacional entre os anos de 2006 e 2021.

Aguero conquistou a medalha de ouro nos jogos olímpicos de 2008 e a Copa América de 2021. Além disso, o ex-atacante esteve em campo nas edições de 2011, 2015, 2016 e 2019 da Copa América. Aguero também jogou as Copas do Mundo de 2010, 2014 e 2018.

#4 Hernán Crespo

Na quarta posição de maior artilheiro da Argentina aparece Hernán Crespo.O ex-atacante começou a carreira no River Plate, em 1993, ficando no clube até o ano de 1996. Depois disso, Crespo seguiu o caminho do futebol europeu, tendo principalmente o futebol italiano como base. Na Itália, o ex-atacante passou por Parma, Lazio, Internazionale e Milan. Depois, no futebol inglês, defendeu o Chelsea.

Pela Argentina, Crespo, que atualmente é treinador de futebol, fez 64 jogos oficiais e marcou 35 gols. Com isso, o lendário camisa 9 se tornou o quarto maior artilheiro da seleção.

Crespo foi medalha de prata nos jogos olímpicos de 1996. Ele defendeu a seleção entre os anos de 1995 e 2007. Vale lembrar que Crespo disputou as edições da Copa do Mundo de 1998, 2022 e 2006 além da Copa América de 2007.

#5 Diego Maradona

O quinto maior artilheiro da Argentina é aquele que, para muitos, é o melhor jogador de todos os tempos. Diego Maradona teve uma carreira bastante vitoriosa e atraiu muitos fãs ao longo de toda a sua carreira. Já falecido, Maradona fez carreira no Argentino Juniors, Boca Juniors e Barcelona.

O grande momento, no entanto, foi pelo Napoli, aonde jogou entre os anos de 1984 a 1991. Com a camisa da Argentina, Diego Maradona atuou em 91 jogos e marcou 34 gols, se tornando o quinto maior artilheiro da história da sua seleção.

Pela Argentina, Maradona jogou as edições da Copa América de 1979, 1987 e 1989 e nas Copas do Mundo de 1982, 1990 e 1994. Ao longo da carreira, foi eleito duas vezes o Rei da América, ganhou duas bolas de ouro e foi eleito uma vez como melhor do mundo pela Fifa.

#6 Gonzalo Higuaín

Na sexta posição de maior artilheiro da Argentina em toda a história está Gonzalo Higuaín. O jogador nasceu na cidade de Brest, na França, mas tem dupla nacionalidade e escolheu defender a Argentina. A carreira do atacante começou no River Plate, em 2001.

Em 2005, Higuaín estrou pela equipe principal e, com grande destaque, acabou sendo transferido para o Real Madrid, da Espanha. O período no clube merengue durou entre as temporadas de 2006/2007 até 2012/2013.

Higuaín também teve uma passagem de destaque no futebol italiano, aonde atuou por Napoli, Juventus e Milan. Na Europa, ainda defendeu o Chelsea, da Inglaterra. Higuaín se aposentou defendendo o Inter Miami, dos Estados Unidos.

Pela seleção argentina, Gonzalo Higuaín acumula 75 partidas com 31 gols marcados. O jogador disputou a decisão da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e perdeu um gol que poderia ter dado o título aos argentinos. No final, a Alemanha conquistou a taça com gol marcado por Mario Gotze.

#7 Ángel Di María

Na lista de maiores artilheiros da Argentina ainda aparece Ángel Di María, outro dos grandes nomes recentes da seleção da Argentina. Di María é contemporâneo de Messi e começou a carreira no Rosário Central, aonde deu seus primeiros passos ainda na base do clube, em 2001. A estreia profissional aconteceu em 2006.

O destaque no futebol argentino foi tão grande que Di María logo partiu para o futebol português, aonde inicialmente defendeu o Benfica, de Portugal. Aliás, o jogador argentino, que é ídolo no clube, retornou ao Benfica para encerrar a sua carreira. Antes disso, no entanto, Di María teve destaque em outros clubes europeus como Manchester United, Paris Saint-Germain e Juventus.

Pela seleção da Argentina, Ángel Di María soma 140 jogos com 29 gols marcados. Esses números fazem o jogador aparecer como o sétimo maior artilheiro da seleção Albiceleste. Com a camisa da Argentina, o jogador acumula títulos importantes como a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Atenas-2008, Copa América de 2021 quando fez o gol do título diante do Brasil no Maracanã e a Copa do Mundo de 2022 no Catar.

#8 Luís Artime

Na oitava colocação está Luis Artime, atacante que iniciou a sua carreira no Atlanta, da Argentina, no ano de 1959. Depois disso, Artime passou por outros clubes argentinos como River Plate e Independiente.

O ex-atacante também passou pelo futebol brasileiro, tendo defendido Palmeiras e Fluminense. O principal destaque foi no Nacional, do Uruguai, onde foi artilheiro e campeão da Copa Intercontinental, hoje Mundial de Clubes, e da Copa Libertadores da América em 1971.

A raça dentro de campo e a vontade que sempre mostrou fez Luis Artime se tornar o oitavo maior artilheiro da história da Albiceleste, com 24 gols marcados. Um ponto que chama atenção é o fato de o jogador ter feito apenas 25 jogos oficiais pela seleção do país.

#9 Leopoldo Luque

A nona colocação na lista de maiores artilheiros da Argentina é de Leopoldo Luque. O antigo atacante fez história pelo River Plate, mas iniciou a sua carreira no Gimnasia de Jujuy, em 1967.

Luque conquistou as edições de 1977, 1979 e 1980 do Campeonato Metropolitano Argentino pelo River Plate. Além disso, faturou as edições de 1975 e 1979 do Campeonato Nacional Argentino. Pela seleção Albiceleste, Leopoldo Luque foi artilheiro da Copa América de 1975.

O ex-atacante também foi campeão da Copa do Mundo de 1978 e teve atuação destacada naquela conquista, tendo marcado quatro gols e ainda contribuído com duas assistências.

Em 45 jogos pela seleção da Argentina, Leopoldo Luque conseguiu marcar 22 gols em jogos oficiais. Por esses números, o jogador é agora o nono maior artilheiro da história da seleção nacional da Argentina.

#10 Daniel Passarella

Fechando a lista está Daniel Passarella, outro que conquistou título de Copa do Mundo pela Argentina, neste caso foram duas (1978 e 1986). Passarella iniciou a carreira no Sarmiento de Junín, da Argentina, em 1972. O destaque, no entanto, veio pelo River Plate entre os anos de 1974 e 1982. Como jogador, Daniel Passarella também teve passagem pelo futebol italiano, defendendo Internazionale e Fiorentina.

Como treinador, Passarella chegou a comandar o Corinthians, em 2005, mas a passagem foi bastante rápida e o treinador deixou o comando após se desentender com alguns jogadores do elenco. 

Pela seleção dar Argentina são 22 gols marcados em 70 jogos disputados.

Resumo dos números
Jogador Número de jogos pela Argentina Número de gols pela Argentina
#1 Lionel Messi 182 107
#2 Gabriel Batistuta 78 56
#3 Sergio Agüero 101 41
#4 Hernán Crespo 64 35
#5 Diego Maradona 91 34
#6 Gonzalo Higuaín 75 31
#7 Ángel Di María 140 26
#8 Luís Artime 25 24
#9 Leopoldo Luque 45 22
#10 Daniel Passarella 70 22

 

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.