Antes de tudo, os últimos dias do mercado da bola na Europa trouxeram duas movimentações importantes por parte do Napoli envolvendo jogadores brasileiros. Atento às oportunidades, o atual campeão italiano apostou em juventude, potencial e rendimento imediato para reforçar o elenco.
O primeiro nome anunciado foi o de Giovane, revelado pelo Corinthians e que atuava pelo Hellas Verona. O atacante chegou por cerca de 20 milhões de euros (R$ 123,7 milhões, na cotação atual), após viver a melhor temporada da carreira.
Em Verona, por exemplo, marcou três gols e distribuiu quatro assistências, sendo peça importante em uma equipe que luta pela permanência na Serie A do Campeonato Italiano. Na reta final da janela, foi a vez de Alisson Santos desembarcar em Nápoles.
Revelado pelo Vitória, o ponta passou pelo Sporting, de Portugal, onde marcou gols importantes, sobretudo na Champions League, apesar da minutagem reduzida. No total, somou seis participações diretas em gols, com três tentos e três assistências, em 31 partidas.
O Napoli acertou a contratação por meio de um empréstimo, pagando cerca de três milhões de euros, com opção de compra fixada em 16,5 milhões. A aposta reflete a confiança do clube no potencial de crescimento do jogador.
Com 23 anos, no caso de Giovane, e 22, no de Alisson, ambos chegam a uma das principais ligas do mundo em fase de afirmação no futebol europeu. Além disso, mantêm vivo o objetivo de alcançar a Seleção Brasileira no futuro e vestir a camisa Amarelinha.
Contingente brasileiro aumenta para quatro
Com as novas contratações, o Napoli passou a contar com quatro brasileiros no elenco, tornando o Brasil a segunda nacionalidade mais representada no grupo, atrás apenas da italiana. Nesse sentido, além de Giovane e Alisson, fazem parte do plantel o zagueiro Juan Jesus e o atacante David Neres.
Vale lembrar que ambos já atuaram pela Seleção Brasileira. Juan Jesus soma quatro partidas pela equipe principal, enquanto David Neres representou a camisa da Amarelinha do Brasil em oito oportunidades.
Revelado pelo São Paulo, o ponta vive boa fase na atual temporada, com 10 participações em gols, sendo seis gols e quatro assistências, em 25 jogos, somando 1.383 minutos em campo. Por fim, com esse reforço no contingente brasileiro, o Napoli aposta em talento, juventude e versatilidade para manter-se competitivo no cenário nacional e continental.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal





