Quique Setién no Botafogo? Quem é o treinador que John Textor quer no comando do time
Antes de mais nada, a vaga de treinador do Botafogo continua disponível. Depois de demitir Tiago Nunes, o clube chegou cogitar Carlos Carvalhal, para o cargo. O português, porém, não demonstrou interesse trabalhar na América do Sul.
Um nome que passou a ganhar força junto à John Textor é o do espanhol Quique Setién, que agrada ao acionista majoritário da Botafogo SAF. Ele está desempregado desde novembro de 2023, quando foi demitido do comando do Villarreal.
Seu trabalho de maior repercussão foi no Barcelona entre janeiro e agosto de 2020. Ele comandou a equipe catalã na temporada 2019/2020. Nesse ínterím, foram 25 partidas, com 16 vitórias, 4 empates, 12 derrotas e 69,33% de aproveitamento.
Como foi o trabalho de Quique Setién no Barcelona?
Apesar de não ter conquistado nenhum título, o trabalho do treinador foi elogiado pela qualidade do futebol jogado pela equipe que tinha os atacantes Lionel Messi e Luís Suárez como astros do Barcelona. No entanto, sua passagem pelo Estádio Nou Camp ficou marcada negativamente pela eliminação na Liga do Campeões da Europa.
Na ocasião, o Barcelona foi goleado por 8 a 2 pelo Bayern de Munique, em Lisboa, a pior derrota da história do clube em competições europeias. Logo depois da humilhante derrota, o presidente da equipe ‘blaugrana’, Josep Paria Bartomeu demitir o treinador.
O resultado surpreendente e a relação desgastada com o dirigente contribuíram para a saída de Quique Setién. O vínculo com o espanhol ia até junho de 2021. A saída não foi considerada uma surpresa pela imprensa espanhola. Isso porque Quique Setién não tinha com relacionamento com os principais jogadores.
Ele chegou a ficar desempregado há dois anos. Nesse ínterim, recusou ofertas de seleções asiáticas a fim de buscar de voltar a trabalhar na Europa. Em outubro de 2022, assinou com o Villarreal e foi demitido um ano depois devido aos maus resultados no Campeonato Espanhol.
Qual o estilo de jogo de Quique Setién?
Quique Setién tem uma forma de trabalhar que contraria a maioria dos treinadores espanhóis. Ele não abre mão de escalar times ofensivos, com marcação alta, forte pressão sobre os rivais e manutenção da posse de bola, ideias semelhantes às do técnico Pep Guardiola, do Manchester City.
Enrique Setién Solar, o Quique, foi volante entre 1977 e 1996. Ele teve passagem destacada pelo Atlético de Madrid, clube que defendeu de 1985 a 1988. Nesse ínterim, o meio-campista conquistou a Supercopa da Espanha. Além disso, defendeu a Espanha na Copa do Mundo de 1986.
Em 2001, o espanhol começou a trabalhar como, no Racing Santander. Desde então, já passou por Logroñes, Lugo, Las Palmas, Real Betis, Barcelona e Villarreal. Além disso, comandou a Seleção de Guiné Equatorial de 2006 a 2007.