Racing x Botafogo: saiba como foi o jogo de ida da Recopa Sul-Americana

Antes de mais nada, o Botafogo perdeu para o Racing (ARG) por 2 a 0, nesta quinta-feira (20), no Estádio El Cilindro, em Avellaneda, pelo jogo de ida da final da Recopa Sul-Americana. Com o resultado, o Alvinegro tem que vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para a prorrogação. Já para ser campeão no tempo regulamentar, a vitória precisa ser por três gols de diferença. Por outro lado, o time argentino pode perder por até um gol de diferença que fica com o troféu. As equipes voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (27), às 21:30h, no Estádio Nilton Santos. Vietto e Martínez marcaram os gols do jogo.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
O Jogo
A final da Recopa Sul-Americana começou como era de se esperar: um jogo disputado e com um nervosismo evidente nas duas equipes. Com o apoio da torcida, o Racing adotou uma postura de pressionar o Botafogo no campo de ataque e a estratégia deu certo na primeira etapa. Aos 6′, o time argentino criou a primeira oportunidade de ataque: Salas driblou Vitinho, arriscou de trivela e a bola passou rente ao travessão.
Apesar de ter a posse de bola, o Racing demorou para chegar com perigo novamente ao gol de John. Aos 18′, o goleiro do Botafogo salvou a equipe. Martínez arrancou do meio-campo até a entrada da área e tocou para Salas, que bateu de primeira e o arqueiro alvinegro evitou o primeiro gol dos argentinos. A primeira chance do Glorioso só aconteceu aos 20′: Savarino finalizou de longe e a bola passou perto do travessão.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET.
Aos 22′, a resposta do Racing. Vietto cobrou o escanteio, Martínez ganhou no alto e cabeceou à direita do gol de John. E de tanto insistir o time argentino chegou ao primeiro gol. Alexander Barboza acertou uma cotovelada em Martínez dentro da área e, após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o camisa 10 do Racing bateu no canto esquerdo e fez 1 a 0.
O Racing voltou para o segundo tempo disposto a ampliar a vantagem, mas apesar da posse de bola e da marcação alta, foi o Botafogo que quase deixou tudo igual. Aos 12′, Vitinho fez ótimo lançamento para Igor Jesus dentro da área, no entanto, na hora de dominar, o atacante perdeu o tempo da bola. Chance desperdiçada que não se repetiu com a equipe argentina cinco minutos depois.
O Racing aproveitou um buraco na zaga do Botafogo e puxou o contra-ataque com Martínez. O centroavante acionou Salas que devolveu para o camisa 9 dentro da área só tocar na saída de John para fazer 2 a 0. Assim, em desvantagem, o Alvinegro se lançou ao ataque, enquanto os argentinos só esperavam a chance para liquidar a fatura.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads
Dessa forma, o Racing criou duas chances em pouco mais de cinco minutos para fazer o 3 a 0. Primeiro com Nardoni, que saiu cara a cara com John e mandou por cima. Na sequência, Martirena recebeu passe na área, chutou forte, o goleiro do Botafogo fez outra grande defesa e, no rebote, Salas isolou. Com o Glorioso completamente dominado em campo, o time argentino empilhava chances de ampliar a vantagem, mas conseguia não correr riscos na defesa.
Por fim, o jogo caiu de intensidade na reta final e o Botafogo não conseguiu esboçar qualquer reação para, ao menos, diminuir a desvantagem. O Alvinegro ainda teve Cuiabano expulso aos 43′. Assim, o Racing abriu uma importante vantagem na decisão da Recopa Sul-Americana.