Radar da Seleção Brasileira: Veja números de Luiz Henrique do Zenit Peça importante no time russo, ex-Botafogo cresce e mantém viva a esperança de título na Rússia

Primeiramente, desde que chegou ao Zenit, Luiz Henrique vem mostrando que o talento brasileiro continua a fazer diferença no futebol europeu. Embora ainda esteja em fase de adaptação, o ex-Botafogo rapidamente se tornou uma peça importante no time comandado por Sergei Semak. E os números comprovam sua evolução.
Na atual temporada, o atacante, por exemplo, já disputou 10 jogos oficiais com a camisa do Zenit, somando todas as competições. Até aqui, foram 2 gols marcados e 2 assistências distribuídas. Além disso, Luiz Henrique registra 26 ações com finalização e 25 dribles certos.
Outro ponto que chama atenção é o tempo de jogo: Luiz Henrique tem média de 83 minutos por partida, demonstrando que vem conquistando espaço. A cria do Fluminense e que já passou pelo Real Betis e Botafogo, tem sido uma das principais peças ofensivas da equipe tendo vencido em seis dos dez desafios que disputou.
Título ainda é possível
Faltando apenas três rodadas para o fim do Campeonato Russo, o Zenit ocupa a segunda colocação, com 57 pontos, quatro atrás do líder Krasnodar (61). Ou seja, a briga pelo título continua em aberto, e Luiz Henrique pode ter papel decisivo nessa reta final.
Apesar dos desafios da adaptação — que incluem clima, idioma e estilo de jogo —, o jovem atacante de 24 anos demonstra evolução constante. A cada partida, reforça sua importância no elenco com movimentação inteligente, boa leitura de jogo e técnica refinada.
Por fim, com a Seleção Brasileira ainda sem técnico definido, Luiz Henrique, que esteve presente nos últimos seis jogos da Amarelinha, com 2 gols marcados e uma assistência — pode sonhar em continuar entre os convocados, independentemente de quem assumir o comando nos próximos compromissos internacionais.
*André Freixo, enviado especial da Agência RTI Esporte, direto de Portugal