Rafael Paiva sai em defesa de Payet após criticas por baixo rendimento no Vasco: “Vem contribuindo muito”

Há pouco mais de um ano no Vasco, Dimitri Payet demorou para se adaptar ao clube e ao ritmo do futebol brasileiro. A expectativa era de que a temporada 2024 fosse de afirmação para o meia francês. O jogador começou bem o ano, mas foi perdendo espaço no time titular, desde a chegada de Philippe Coutinho ao clube. Apesar do apelo dos torcedores, o técnico Rafael Paiva segue reticente quanto a utilização dos dois atletas entre os titulares.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Apesar disso, Rafael Paiva afirmou que Payet age de forma profissional e com respeito às decisões. Além disso, o treinador do Gigante da Colina fez uma avaliação sobre a presença do francês no empate em 1 a 1 contra o Atlético-MG, no jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil.
“Payet é um jogador extremamente profissional, ele tem respeitado muito tudo o que temos colocado. A gente tentou buscar o jogo do Payet junto com o Coutinho e sabia que iria sofrer no jogo contra o São Paulo. Gostaríamos de ter um controle maior, não funcionou. O Coutinho contra o Atlético-MG era muito importante, a gente colocou o Payet menos tempo do que a gente queria”, avaliou Rafael Paiva.
Payet entrou em campo faltando menos de cinco minutos para o fim da partida na vaga de Philippe Coutinho. O treinador elogiou a postura do meia e comentou sobre o papel de liderança que exerce dentro do grupo. Para Rafael Paiva, a postura do jogador tem contribuído com o elenco e reconheceu a necessidade de dar mais minutagens ao francês.
“Payet entrou muito bem, demonstra o quanto é profissional, o quanto está motivado. Nas conversas em treino, ele puxa o time para cima. Sabe que tem um peso muito grande, e a gente fica muito feliz que, mesmo em pouco tempo, o Payet vem contribuindo muito. É um jogador que está treinando em alto nível de novo, a gente sabe da parte que está desenvolvendo fisicamente, mas temos clareza que na hora que o Payet entrar mais tempo, ele vai contribuir mais ainda”, completou Rafael Paiva.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
Desde a contratação em agosto de 2023, Payet já entrou em campo em 51 jogos com a camisa do Vasco, em que marcou cinco gols e deu 10 assistências. A maior parte desses números foi construído na atual temporada. Até o momento, o meia disputou 39 jogos com três gols marcados e nove assistências.
Para o jogo contra o Bahia, a tendência é que Payet comece no banco de reservas e entre no decorrer da partida. Na 10ª colocação com 40 pontos, o Vasco vai em busca da vitória dentro de casa para se aproximar do grupo que garante vaga na Copa Libertadores da América 2025.