Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Ramón Díaz e Vasco: entenda situação envolvendo a saída do treinador

Antes de mais nada, a demissão do treinador Ramón Díaz e de sua comissão, na qual integra seu filho Emiliano Díaz, teve sua demissão comunicada de maneira oficial pelo perfil do Vasco da Gama na rede social “X”, antigo Twitter.

A comunicação da demissão veio em sequência à trágica derrota por 4 a 0 para o Criciúma, sofrida dentro de São Januário, em confronto válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda neste comunicado, é indicado que Rafael Paiva, treinador do time sub-20 do Vasco, assumirá interinamente o cargo de treinador da equipe profissional.

Publicidade

Inconvencionalmente, os treinadores requereram uma coletiva para emitir comunicado oficial na sala de imprensa do Vasco, onde, para os jornalistas presentes, deram sua versão do acontecido. Emiliano Díaz declarou o seguinte:

“Quero agradecer a todos. Foram oito meses de trabalho. Fizemos história num primeiro momento aqui. Nós vamos torcer pelo Vasco, que foi o primeiro clube da minha carreira que me convenceu a lutar contra o rebaixamento. Sempre trabalhei em clubes que lutavam por títulos e esse sempre foi o meu objetivo”, disse antes de prosseguir:

“Não esperávamos ser demitidos pelo Twitter. Merecíamos outra coisa. Falei com os jogadores, tenho que agradecer porque me deram um carinho enorme. Seguramente, em algum momento nos encontraremos. Somente tenho que agradecer o carinho que recebemos em Brasil.”

Caso complicado

Diante da declaração do treinador, a situação pela sua saída se tornou confusa, pois, em contraponto à posição oficial do Vasco, o argentino indicou que teria sido demitido após a postagem oficial na rede social “X”, antigo Twitter, e não que havia sido feito o pedido de demissão ante à postagem.

Segundo apuração da reportagem da RTI Esporte, pessoas ligadas ao futebol do Vasco dão conta de que, na verdade, o treinador teria comunicado a sua saída a diretores do Vasco imediatamente após a partida contra o Criciúma. Em seguida, teriam ido ao vestiário comunicar aos jogadores e dirigentes presentes.

Mediante esse comunicado até então informal, o clube teria sinalizado a saída do treinador e sua comissão de forma oficial. A problemática em questão é que, mediante demissão por parte do clube, Ramón e sua comissão teriam direito ao pagamento de multa rescisória, prevista em contrato.

Questão contratual

Ramón Díaz e sua comissão têm contrato até dezembro de 2025, com renovação acertada em dezembro de 2023, que ainda previa cláusula de renovação opcional por mais duas temporadas, estendendo a passagem do treinador até dezembro de 2027.

Não se sabe o valor exato da sua multa rescisória, somente que trata-se de valor elevado e que seria prejudicial para a saúde financeira do Vasco da Gama. Dessa forma, entende-se o desejo do clube em evitar o pagamento da mesma.

Qual o legado do treinador?

Ramón se despede do Vasco após aproximadamente 8 meses de casa. Ele chegou em agosto de 2023, no momento em que o clube ocupava a lanterna do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, fez 41 partidas, conquistando 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, um aproveitamento de 52%.

Vasco passa a buscar novo comandante em definitivo para sua equipe. Isso, em meio à semana conturbada, que envolve disputa de fase decisiva da Copa do Brasil. Será um desafio e tanto para a diretoria do clube, mais um dentre os vários já ocorridos nesse conturbado início de ano.

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.