Foto: Rodrigo Coca / Corinthians
O Corinthians anunciou oficialmente o técnico argentino Ramón Díaz para a vaga do português António Oliveira e garantiu, desta maneira, a permanência do treinador no futebol brasileiro. Ramón Díaz deixou o Vasco em abril deste ano e vinha esperando uma nova oportunidade para seguir com a carreira. A Agência RTI Esporte fez um levantamento para relembrar a passagem do técnico argentino no comando do Vasco.
Embora não tenha conquistado títulos em sua passagem pelo Cruzmaltino, Ramón Díaz conseguiu manter a equipe na elite do futebol brasileiro depois de uma intensa luta contra o rebaixamento. A manutenção na Série A só foi confirmada na última rodada, quando o Vasco superou o Red Bull Bragantino, em São Januário. Pelo Corinthians, o treinador deverá viver uma experiência semelhante.
Início complicado e manutenção na elite após sequência positiva:
A trajetória de Ramón Díaz no Vasco começou no dia 23 de julho de 2023, na reta final do primeiro turno do Brasileirão. Na ocasião, o Vasco jogava em casa, mas perdeu por 2 a 0 para o Atlhetico. Curiosamente, o segundo jogo foi justamente contra o Corinthians, quando o Vasco perdeu por 3 a 1, jogando em São Paulo. A primeira vitória do treinador no comando do cruzmaltino veio apenas em seu terceiro jogo, quando o Vasco superou o Grêmio, em São Januário, pelo placar de 1 a 0.
A equipe viveu então momentos de altos e baixos e teve a sua melhor fase entre as rodadas 22 e 35. Nesses 15 jogos (contando um atrasado contra o América-MG), o Vasco perdeu apenas três vezes. O período foi marcado também por grandes resultados, como as vitórias nos clássicos diante de Fluminense (4 a 2) e Botafogo (1 a 0).
Na última rodada do Brasileirão, o Vasco foi a campo pressionado para conseguir uma vitória sobre o Red Bull Bragantino e se livrar do rebaixamento. No final das contas, a equipe conseguiu fazer um placar de 2 a 1 e carimbou a manutenção do cruzmaltino na Série A.
Vasco na semifinal do Carioca, mas com dificuldades na Copa do Brasil:
Em 2024, Ramón Díaz foi mantido, ajudou a consolidar o elenco e a trazer reforços. Na disputa do Campeonato Carioca, o Vasco conseguiu uma nova vitória sobre o Botafogo e que acabou sendo decisiva para o time chegar à semifinal do estadual. No entanto, o time foi superado pelo Nova Iguaçu e ficou fora da decisão do Cariocão.
Com Ramón Díaz, o Vasco ainda superou duas fases da Copa do Brasil, quando venceu o Marcílio Dias (3 a 1), e passou nos pênaltis diante do Água Santa depois de empate por 3 a 3 no tempo normal.
No Campeonato Brasileiro, Ramón Díaz estreou com vitória sobre o Grêmio, mas depois foram três derrotas consecutivas (Red Bull Bragantino, Fluminense e Criciúma), o que acabou selando o destino do argentino. Em seu último jogo, aliás, Ramón Díaz viu o Vasco perder por 4 a 0 para o Criciúma dentro de São Januário.
Confira o retrospecto geral:
43 jogos
19 vitórias
11 empates
13 derrotas
Aproveitamento: 52,7%
Antes de mais nada, o écnicodo Remo, Daniel Paulista mandou um recado para a arbitragem…
Antes de mais nada, o Internacional empatou por 1 a 1 com o Mirassol neste…
Cruzeiro e Atlético-MG foram protagonistas de um clássico equilibrado, pelo Brasileirão, neste domingo (18). Em…
O técnico Márcio Zanardi foi demitido após derrota do Botafogo-SP para o Operário-PR, neste domingo…
Flamengo e Botafogo não conseguiram sair do 0 a 0 na noite deste domingo (18),…
Robert Shwartzman fez história neste domingo (18), conquistando a pole position para as 500 Milhas…