Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Recopa: como chega a LDU Quito, rival do Fluminense comandado por jovem espanhol

Um clube com elenco reforçado e decidiu apostar em um técnico europeu para dar sequência de títulos internacionais. Esse é a LDU Quito que enfrenta o Fluminense em busca do tricampeonato da Recopa Sul-Americana.

Quinze anos depois, Fluminense e LDU Quito voltam a se enfrentar em contexto diferente. As equipes decidiram os títulos da Copa Libertadores da América de 2008 e da Copa Sul-Americana de 2008. Em ambas, o título ficou com a equipe equatoriana.

Publicidade

Agora, quem comanda o elenco é o espanhol Josep Alcácer, de 44 anos, por quem a diretoria decidiu apostar após Luís Zubeldía deixar a equipe no fim de 2023. Com o argentino, a LDU Quito conquistou a Copa Sul-Americana e o Campeonato Equatoriano.

Para o duelo desta quinta-feira, 22, o Fluminense terá como vantagem alguns aspectos: a permanência de toda comissão técnica, a sequência dos principais jogadores do elenco e, principalmente, ritmo de jogo já que está disputando o Campeonato Carioca.

A LDU Quito, por outro lado, fez apenas um jogo em 2024. O primeiro foi em 16 de fevereiro contra o Maracá pelo Campeonato Equatoriano. Já o segundo será contra o Fluminense, no Estádio Casa Blanca, em Quito. O Tricolor, por sua vez, fará a 11ª partida da temporada.

O time base é: Alexander Domínguez; José Quintero, Ricardo Ade, Facundo Rodríguez e Leonel Quiñónez; Lucas Piovi, Jhojan Julio, Juan Macías e Sebastían González; Lisandro Alzugaray e Jan Hurtado.

Saída dos principais astros

A LDU Quito perdeu três jogadores que foram importantes na conquista da Copa Sul-Americana. O volante Maurício Martínez, o ponta-direita Renato Ibarra e o centroavante Paolo Guerrero deixaram o clube no fim de 2023.

Em contrapartida, o clube equatoriano se reforçou com o Juan Macías, ex-São Paulo, Lisandro Alzugaray, ex-Al-Ahli e Jan Hurtado, ex-Boca Juniors. Dos três, o atacante argentno é o mais experiente. Ele chegou com a responsabilidade de ser a voz do técnico dentro de campo.

Aposta na base

A LDU Quito se orgulha de ter uma das melhores divisões de base do futebol equatoriano. Fama alcançada em 2008, quando o clube passou a arrecadar milhões de euros com negociações para mercados como Argentina, Brasil, México, Estados Unidos e Espanha.

No Brasil, por exemplo, Palmeiras, Atlético-MG, Santos e Cruzeiro já “beberam da água” produzida pela LDU Quito. Em, por exemplo, o Fluminense contratou por empréstimo o volante Patrício Urrutia. Porém, o equatoriano teve passagem apagada pelas Laranjeiras.

Atualmente, as principais apostas da diretoria são os jovens Ethan Minda, Yeltzin Erique, Óscar Zambrano, Sebastían González, Ariel Mina, Jairón Charcopa e Michael Bermúdez que irão integrar o elenco comandado pelo espanhol Josep Alcácer em 2024.

A LDU Quito divide seu grupo em time principal, sub-23 e sub-20. Dá espaço para os jovens da base e, com isso, também atrai interessados no exterior. O clube é procurado com frequência por representantes de equipes dos Estados Unidos e México.

ASSISTA A ENTREVISTA DE MARCO BRITO NO RTI ESPORTE!

Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.