Relembre as polêmicas de José Luiz Runco no Flamengo

José Luiz Runco foi demitido do departamento médico do Flamengo
José Luiz Runco
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Então chefe do Departamento Médico do Flamengo, José Luiz Runco acabou demitido nesta quarta-feira, 23, dia seguinte a mais uma polêmica no clube. Em apenas sete meses, o profissional acumulou episódios que geraram desconforto em jogadores, membros da comissão técnica e até mesmo dirigentes. Desse modo, a Agência RTI Esporte relembra algumas polêmicas que tiveram Runco como pivô.

Crise antes mesmo do início da temporada

Escolhido pelo presidente Luiz Eduardo Baptista, o BAP, José Luiz Runco começou a trabalhar no Flamengo em janeiro e começou a executar algumas mudanças. Aliás, o retorno de Runco gerou certa insatisfação. De imediato, Marcio Tannure, então gerente de saúde e alto rendimento, acabou demitido. Na sequência, outras 40 pessoas foram desligadas no Ninho do Urubu.

Runco resolveu também promover algumas mudanças, como a de não ter mais nutricionistas de performance na delegação durante as viagens. Num segundo momento, tentou executar a retirada do futmesa que fica na academia do CT. Essa questão causou atrito com o diretor de futebol José Boto, que não autorizou a retirada do futmesa.

Publicidade

Equipamentos dispensáveis ao futebol

Do mesmo modo, José Luiz Runco também fez críticas aos equipamentos utilizados no departamento de futebol. De acordo com o profissional, a gestão anterior comprou equipamentos que não eram importantes para o funcionamento de um departamento de futebol. Foram equipamentos caros, comprados nos Estados Unidos e que eram utilizados por atletas de alta performance em esportes como a NBA e NFL. Segundo Runco, a utilização não era aplicável ao futebol.

Câmara hiperbárica

Outra mudança polêmica de José Luiz Runco foi com relação à utilização da câmara hiperbárica. O Flamengo foi o primeiro no Brasil a adquirir os equipamentos. Na Europa, a utilização é feita de maneira constante e adotada por jogadores como Cristiano Ronaldo. A intenção é elevar a concentração de oxigênio em até 30%, o que acelera a regeneração e o tratamento de lesões.

Apesar disso, Runco fez ressalvas quanto ao tratamento com outros métodos alternativos, alguns já assimilados pelos atletas do Flamengo. A mudança também não foi aceita por Filipe Luis e José Boto.

Retorno ao Flamengo

José Luiz Runco voltou ao clube após nove anos afastado. O retorno aconteceu pelo profissional ser referência na medicina esportiva. Runco recuperou jogadores do nível de Romário, Ronaldo, Kaká, Edmundo, Rivaldo e outros. No entanto, é tido como profissional que não se modernizou. Apesar disso, BAP bancou o seu retorno. Por fim, Runco voltou prometendo uma reformulação no departamento médico e citando que os métodos de recuperação dos atletas não eram os adequados.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitter e Threads

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor