Renato Paiva é o novo treinador do Botafogo

O Botafogo sacramentou na noite desta quinta-feira,27, a contratação do técnico português Renato Paiva. A decisão foi tomada após o dono da SAF do clube, John Textor se reunir com o técnico durante o período da tarde.
A negociação foi rápida e facilitada pelo fato de Paiva morar no Rio de Janeiro. Com a sua chegada, o alvinegro fecha um período de 55 dias sem treinador, desde que Artur Jorge deixou o clube para comandar o Al-Rayyan, do Catar .
Nesse sentido, é importante afirmar que Renato Paiva estará no Nilton Santos para acompanhar a decisão da Recopa Sul-Americana ao lado do mandatário do glorioso. Ele estava livre no mercado desde que foi demitido do Toluca, em dezembro de 2024.
Vale lembrar que o Botafogo será o segundo clube brasileiro na carreira do treinador. Isso porque, Renato Paiva comandou o Bahia na temporada de 2023. Assim como no Toluca do México, o treinador deixou o clube com muita criticas. Nesse sentido, vale destacar que ele comandou o time baiano em 49 partidas e somou apenas 19 vitórias.
O novo treinador do Botafogo iniciou a carreira nas categorias de base do Benfica, em Portugal. Ele permaneceu no clube entre 2005 e 2021 sem nunca ter comandado a equipe principal. Depois disso, o profissional passou por Independiente del Valle, do Equador, Clube León, Bahia e Toluca.
Por fim, até acertar com Renato Paiva o Botafogo fez proposta e ouviu não de André Jardine, Tata Martino, Rafael Benítez, Roberto Mancini, Vasco Matos, Tite e Hernán Crespo.