Renato Paiva, técnico do Botafogo, revela inspiração em Barcelona de Pep Guardiola: “Escola parecida” Treinador português vive um momento de pressão

Antes de mais nada, o técnico português Renato Paiva foi o escolhido pela SAF do Botafogo para assumir o projeto do clube neste ano de 2025. Até aqui, o treinador vem sendo bastante questionado e já existe uma corrente no sentido de demissão de Renato Paiva. Com ideias um pouco diferentes daquelas consolidadas por Artur Jorge, o atual treinador do Botafogo tenta dar o seu estilo ao time.
Aliás, neste sentido, Renato Paiva revelou que tem uma clara inspiração. Depois de anos no futebol europeu, principalmente nas categorias de base do Benfica, Renato Paiva acredita que as suas metodologias muito se assemelham às do espanhol Pep Guardiola, que atualmente está no Manchester City.
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET
“Em questões de metodologia, não há muitas diferenças. O treino é muito no sentido tático, no sentido de ensinar, não de ensinar, de passar o jogo ao jogador, de fazer o jogador compreender aquilo que nós queremos. E o maior e melhor veículo é o treino, não há outro, seja em vídeo, seja no campo”, disse Paiva, que completou.
“E aí a escola é muito parecida, é um treino quase sempre com bola, todos os exercícios têm um conceito tático, depois há detalhes entre um jogo às vezes um bocadinho mais defensivo, um bocadinho mais de espera e de jogar na transição”, ressaltou Renato Paiva.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
A questão da semelhança com Pep Guardiola é no sentido do protagonismo aliado à posse de bola. Renato Paiva gosta que suas equipes consigam superar os adversários tendo o controle total da partida.
“Eu vou falar do meu, o meu tem um bocadinho um sentido mais posicional, OK, de sermos protagonistas. E aí acho que todos os que passaram por aqui quiseram isso, ter bola, ser protagonista e tudo mais”, garantiu Paiva, antes de completar.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter, BlueSky e Threads.
“A minha visão do jogo tem muito a ver com a questão posicional. O jogo posicional que eu bebi quando estive em Espanha, quando estive em La Masia. Eu digo sempre que há um treinador antes de ir a Barcelona e depois de ir a Barcelona. Estagiar com o Barcelona, com o Guardiola e com o centro de formação do Barcelona”, finalizou o treinador.
Sob pressão, Renato Paiva vai comandar o Botafogo nesta quarta-feira, 23, quando a equipe encara o Estudiantes, fora de casa, em mais uma rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Por fim, até aqui o Botafogo somou três pontos em duas partidas disputadas no torneio continental.