Pular para conteúdo Pular para barra lateral Pular para rodapé

Retrospectiva 2024: Libertadores, Brasileirão e Artur Jorge marcam temporada vitoriosa do Botafogo

Antes de mais nada, o Botafogo viveu em 2024 o melhor ano de sua história no sentido de títulos conquistados. Além da inédita Libertadores, o Glorioso também voltou a figurar na mais alta posição do futebol brasileiro e garantiu o tricampeonato no Brasileirão. A temporada vitoriosa foi marcada por um trabalho forte fora das quatro linhas.

Depois de um ano de 2023 bastante conturbado, o Botafogo começou 2024 com poucas mudanças fora de campo. O técnico Tiago Nunes, que havia encerrado o ano anterior, foi mantido no cargo. No entanto, com um desempenho ruim no Campeonato Carioca e o empate com o Aurora, na fase preliminar da Libertadores, o treinador acabou demitido.

Publicidade
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Enquanto negociava com um novo técnico, o Botafogo apostou em Fábio Matias, que havia conseguido um bom desempenho na equipe sub-23 do Red Bull Bragantino. Em sua passagem, o treinador venceu oito dos dez jogos que disputou, eliminou Aurora e o próprio Red Bull Bragantino na fase preliminar da Copa Libertadores da América.

Além disso, o interino ainda conquistou o simbólico título da Taça Rio. Ao final da disputa do Campeonato Carioca, Artur Jorge foi anunciado como o treinador para comandar a equipe durante o Campeonato Brasileiro. Naquele período, o Botafogo já contava com Luiz Henrique, que viria a ser um dos principais jogadores da temporada.

Publicidade
BR4BET - Experimente as melhores apostas esportivas na Br4bet
Aproveite o nosso BÔNUS de até R$ 100. Clique aqui e faça o seu cadastro na BR4BET.

No entanto, o atleta ainda estava em adaptação ao clube, além de vir de uma lesão que o deixou fora entre meados de fevereiro e o final de março. Nos dois primeiros jogos de Artur Jorge, o Botafogo acabou derrotado para LDU e Cruzeiro, respectivamente.

O treinador só conquistou o seu primeiro resultado positivo na terceira partida, quando venceu o Atlético-GO por 1 a 0, no Nilton Santos. Aos poucos, o Botafogo foi se consolidando e conseguindo vitórias importantes até se consolidar na liderança do Campeonato Brasileiro.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitterBlueSky e Threads.

Enquanto isso, na Libertadores, o time encontrou alguns problemas, mas avançou com a segunda colocação. Para a segunda metade da temporada, o Botafogo recebeu reforços, em especial as chegas de Igor Jesus e Thiago Almada, que fariam parte do quarteto ofensivo que foi fundamental no ano. Com esses atletas inseridos no elenco, o alvinegro mostrou força e eliminou o Palmeiras na fase de oitavas de final da Libertadores.

Na Copa do Brasil, por exemplo, o time havia caído alguns dias antes, quando perdeu para o Bahia nas oitavas. Já na liderança do Campeonato Brasileiro e com o Palmeiras por perto, o Botafogo passou a se dividir em duas competições e com pouco espaço para descanço aos atletas.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Ainda assim, o alvinegro eliminou o São Paulo, nas quartas, e o Peñarol, nas semifinal da Libertadores. No primeiro jogo contra os uruguaios, inclusive, o Glorioso venceu por 5 a 0. Depois de se garantir na final da Libertadores, o Botafogo ainda teve um período de queda no Campeonato Brasileiro.

Isso porque empatou contra Cuiabá, Atlético-MG e Vitória. Anteriomente o time também não havia conseguido vencer o Criciúma. Com essa sequência, o Palmeiras assumiu a liderança do Brasileirão faltando três rodadas para o final da competição.

Siga a Agência RTI Esporte também no InstagramFacebookTwitterBlueSky e Threads.

No dia 26 de novembro, quatro dias antes da decisão da Libertadores, o Botafogo enfrentou o Palmeiras, em São Paulo, em jogo direto na luta pela liderança. Com uma atuação de alto nível, o alvinegro venceu por 3 a 1 e retomou o priemiro lugar.

Na decisão da Libertadores, em 30 de novembro, mesmo com um jogador a menos desde os 29 segundos de jogo, o Botafogo venceu o Atlético-MG e se sagrou campeão da Copa Libertadores da América. Faltavam então dois jogos no Campeonato Brasileiro para garantir o título.

Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!

Com as vitórias sobre Internacional e São Paulo, o Glorioso voltou a conquistar a competição depois de 29 anos. O ano positivo ainda teve a participação na Copa Intercontinental, aonde o Botafogo atuou com um elenco mesclado por conta da longa viagem e pouco tempo de recuperação. O Pachuca venceu por 3 a 0 e eliminou o time brasieliro da disputa.

Publicidade
Publicidade
plugins premium WordPress Copy Protected by Tech Tips's CopyProtect Wordpress Blogs.