Ricardo Gareca balança no cargo, e Chile avalia demissão
Antes de mais nada, Ricardo Gareca já não tem o mesmo prestígio em relação ao que chegou como treinador do Chile. Isso porque os resultados recentes do time fazer o argentino balançar no cargo. Uma demissão não é descartada pela Federação Chilena de Futebol (FCF).
A Agência RTI Esporte apurou que o trabalho do treinador será reavaliado pelos dirigentes da entidade. Os próximos dias serão decisivos para o futuro da Seleção Chilena. Há a possibilidade de uma mudança e saída de Ricardo Gareca.
Isso porque o alto comando do futebol chileno não está contente com o desempenho e o ambiente no grupo. As derrotas para Argentina e Bolívia nas últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, por exemplo, foram determinantes para o argentino perder força internamente.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Entende-se que o time vem apresentando futebol abaixo das expectativas e a justificativa pela falta de tempo para treinar se mantém diante do nível dos adversários enfrentados até o momento na competição.
Era esperado também que o Chile fizesse melhor campanha na Copa América. O time acabou sendo eliminado precocemente no torneio. Na primeira fase, por exemplo, o time acabou tropeçando diante do Peru (0 x 0), Argentina (1 x 0) e Canadá (0 x 0).
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Ainda segundo apurou a reportagem, a multa rescisória em caso de demissão é algo que também será levado em consideração. Caso seja demitido, a FCF terá que pagar US$ 5 milhões (R$ 28,3 milhões, na cotação atual) a Ricardo Gareca e a comissão técnica.
O valor contempla os vencimentos que o argentino e seu time de confiança tem para receber até o fim do contrato, que se encerra em junho de 2026. Os próximos jogos, portanto, serão fundamentais para a sequência do trabalho.
Ricardo Gareca está sendo avaliado, mas se o time não apresentar melhora é muito provável que o trabalho seja encerrado de forma precoce. Em outubro, o Chile enfrenta o Brasil e Colômbia nos dias 10 e 15, respectivamente, pelas Eliminatórias.