Foto: Rafael Bello / COB
As cidades do Rio de Janeiro e de Niterói entraram, oficialmente, na disputa para sediar os Jogos Panamericanos e Parapanamericanos de 2031. A proposta é de um candidatura em conjunto entre os municípios. Dessa forma, o Brasil agora tem duas propostas para receber a maior competição esportiva das Américas, já que São Paulo também concorre.
Em cerimônia realizada no CT do COB, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, entregaram uma carta ao presidente da entidade, Paulo Vanderlei, sinalizando a intenção das duas cidades sediarem os Jogos Panamericanos e Parapanamericanos. A partir de agora, a decisão pela escolha das candidaturas está nas mãos da Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil. A resposta vai sair no dia 31 de janeiro de 2025.
Durante o evento realizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes recordou o legado da infraestrutura deixado pelos Jogos Olímpicos, em 2016. Além disso, ele reforçou a experiência da cidade em receber grandes eventos todos os anos.
“Acho que a gente larga com uma vantagem muito grande por conta da infraestrutura que já existe, tanto na cidade do Rio como complementarmente à cidade de Niterói. O benefício de não precisar fazer novas estruturas, construção de novos equipamentos, nos coloca em vantagem, fora a experiência que a cidade já tem na realização de grandes eventos”, afirmou Eduardo Paes.
Outra novidade apresentada foi em relação a Vila dos Atletas. Segundo Eduardo Paes e Rodrigo Neves, ela será construída na região do Porto Maravilha. O objetivo é ampliar a conexão entre o Rio e Niterói, ao mesmo tempo que uma candidatura em conjunto se torna mais sustentável financeiramente.
“É uma iniciativa em um momento muito bom. Não vamos precisar investir tantos recursos quanto na época do Pan de 2007 e nas Olimpíadas de 2016. (Dividir o evento entre cidades) É mais sustentável, porque há uma divisão de custos”, declarou Rodrigo Neves.
Por fim, além da presença das autoridades, as ginastas Flavia Saraiva e Jade Barbosa, e a canoísta Ana Sátila também compareceram ao evento. Eles demonstraram apoio à candidatura conjunta de Rio e Niterói.
Antes de mais nada, o écnicodo Remo, Daniel Paulista mandou um recado para a arbitragem…
Antes de mais nada, o Internacional empatou por 1 a 1 com o Mirassol neste…
Cruzeiro e Atlético-MG foram protagonistas de um clássico equilibrado, pelo Brasileirão, neste domingo (18). Em…
O técnico Márcio Zanardi foi demitido após derrota do Botafogo-SP para o Operário-PR, neste domingo…
Flamengo e Botafogo não conseguiram sair do 0 a 0 na noite deste domingo (18),…
Robert Shwartzman fez história neste domingo (18), conquistando a pole position para as 500 Milhas…