O senador e ex-jogador Romário esteve presente no evento Partida do Coração, organizado pela ONG Craque do Amanhã. Lá, voltou a se posicionar sobre as recentes polêmicas envolvendo a arbitragem no futebol brasileiro. Em tom de crítica, o ídolo da Seleção afirmou que o nível atual das atuações dos árbitros é preocupante e defendeu novamente a profissionalização da categoria, um tema que ele pretende levar ao Senado já na próxima semana.
“Tá uma mer.., né. Realmente. Várias falhas em todos os sentidos”, disparou Romário ao ser questionado sobre a atuação da arbitragem nas últimas rodadas do Brasileirão. O ex-atacante explicou que o projeto de lei para a profissionalização dos árbitros é algo que ele já defende há mais de 15 anos. Assim, segundo ele, o momento atual reforça a necessidade de tratar o tema com urgência.
“Eu tenho um projeto de profissionalização da arbitragem, a gente vai colocar essa pauta no Senado na semana que vem. E, pelo que estou vendo, temos que ir o mais rápido possível, porque o que vem acontecendo no futebol brasileiro é até vergonhoso”, afirmou o senador.
Nesse sentido, Romário também destacou que é injusto cobrar perfeição dos árbitros enquanto eles não recebem o mesmo suporte profissional que jogadores e treinadores têm: “É complicado você atribuir as falhas aos árbitros quando eles são os únicos que não são profissionalizados em campo. O árbitro é uma profissão de muita responsabilidade, com certeza uma das mais responsáveis no futebol. E por isso já venho com esse projeto tem 15 anos. E com essas recentes polêmicas com o VAR, vamos dizer que assim, essa pauta esquentou.”
Elogios à CBF
Por fim, o ex-jogador aproveitou o espaço para elogiar os trabalhos recém realizados por Samir Xaud, presidente da CBF: “Tem que parabenizar o Samir pelo que vem fazendo aí. Apesar do pouco tempo, as mudanças aconteceram. O futebol brasileiro está na mão de um cara sério e que tem boa vontade em fazer o melhor para o Brasil”, concluiu Romário.




