Romário tentará reconhecimento de título nacional para o America
Presidente eleito do América para 2024, Romário já fez sua primeira promessa: a de lutar pelo reconhecimento de um título brasileiro para o clube. O Baixinho garantiu que irá pleitear, junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O ex-atacante está atuando nos bastidores pelo direito do clube de que o título do Torneio dos Campeões de 1982 tenha a equivalência de um Brasileirão. Ele disse já ter conversado com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, neste sentido.
“O America é campeão do Torneio dos Campeões de 1982. Nós fizemos o levantamento e é uma situação bem tranquila, digamos assim, nem um pouco complexa, fazer o America ser reconhecido como campeão brasileiro. O próprio Ednaldo me disse que colocaria a questão na mão de pessoas técnicas para, então, nos dar uma resposta”, disse antes de prosseguir:
“Estou muito confiante. Todos nós temos esse sonho e tenho certeza de que é uma possibilidade. Já que outros clubes, em competições bem menores e bem menos influentes, conseguiram, por que não o America?”, aponta Romário que atuou com a camisa rubra em na Série B do Campeonato Carioca de 2009.
Romário, de qualquer forma, entende que não está chegando como um aventureiro ao América. Embora entenda as grandes dificuldades do clube, afundado em dívidas e há muito tempo sem bons resultados esportivos, ele garante que fará o melhor para reconduzir o clube à glória:
“Eu sei exatamente da minha responsabilidade e onde estou entrando, não tem segredo nenhum. Serão três anos de dificuldade, mas tenho certeza de que papai do céu vai me dar a sabedoria e tranquilidade para escolher as pessoas certas. E a gente vai fazer o máximo possível para resgatar o America, especialmente dentro de campo”.
O torneio
O Torneio dos Campeões foi uma competição que envolveu 18 clubes, entre abril e junho de 1982. O campeonato, organizado pela própria CBF, era uma espécie de ‘tapa-buraco’ no calendário entre o fim do Campeonato Brasileiro e o início da Copa do Mundo.
Foram convidados clubes que já tinham sido campeões de competições nacionais até então e o America passou por Cruzeiro, Grêmio, Atlético-MG, Portuguesa de Desportos e Guarani para ser campeão do torneio nacional.