Saiba como está o planejamento do Fluminense para disputa do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense está no foco de se livrar do risco de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro. Ao mesmo tempo, divide as atenções com a campanha na Copa Libertadores da América, onde se classificou para enfrentar o Atlético-MG nas quartas de final. Por outro lado, o atual campeão da América já vislumbra no horizonte uma competição fundamental, em termos de visibilidade de marca e recursos financeiros: o Super Mundial de Clubes, em 2025.
De acordo com informações preliminares divulgadas por fontes ligadas a FIFA, a entidade máxima do futebol mundial pretende distribuir, somente por participação no torneio, entre R$250 e R$300 milhões. O Mundial de Clubes acontece nos Estados Unidos entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025. Até o momento, quatro equipes sul-americanas já garantiram vaga na competição: Fluminense, Flamengo, Palmeiras e River Plate.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Como anda o planejamento do Fluminense?
A Agência RTI Esporte questionou o clube sobre a escolha da cidade que vai servir como base da equipe nos Estados Unidos, o período de preparação e como está o suporte da FIFA aos clubes participantes. Em resposta à reportagem, a assessoria do Fluminense informou que ainda não há qualquer informação sobre o planejamento do Tricolor para a disputa do Mundial de Clubes. Afirmou, ainda, que qualquer dúvida sobre o apoio da entidade máxima do futebol mundial, deve ser perguntado diretamente à instituição organizadora do torneio.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook e Twitter.
Além da indefinição da questão logística, o Fluminense ainda precisa definir o futuro de jogadores do elenco, bem como a necessidade de reforços. Há dúvidas, por exemplo, sobre a continuidade de atletas importantes, como são os casos de Marcelo e Felipe Melo. O lateral-esquerdo entra no último ano de contrato, a partir de janeiro de 2025. Já o zagueiro, tem vínculo válido até dezembro deste ano.
Além desses nomes, Manoel, Diogo Barbosa, Marquinhos e Jan Lucumí estão em reta final de contrato com o Fluminense. Por fim, a tendência é que os clubes do futebol europeu voltem a apresentar propostas para tirar Jhon Arias do clube, já no início do próximo ano. Muitas questões para se resolver, em período de tempo cada mais reduzido.