Foto: Lucas Merçon / Fluminense
O Fluminense está no foco de se livrar do risco de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro. Ao mesmo tempo, divide as atenções com a campanha na Copa Libertadores da América, onde se classificou para enfrentar o Atlético-MG nas quartas de final. Por outro lado, o atual campeão da América já vislumbra no horizonte uma competição fundamental, em termos de visibilidade de marca e recursos financeiros: o Super Mundial de Clubes, em 2025.
De acordo com informações preliminares divulgadas por fontes ligadas a FIFA, a entidade máxima do futebol mundial pretende distribuir, somente por participação no torneio, entre R$250 e R$300 milhões. O Mundial de Clubes acontece nos Estados Unidos entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025. Até o momento, quatro equipes sul-americanas já garantiram vaga na competição: Fluminense, Flamengo, Palmeiras e River Plate.
A Agência RTI Esporte questionou o clube sobre a escolha da cidade que vai servir como base da equipe nos Estados Unidos, o período de preparação e como está o suporte da FIFA aos clubes participantes. Em resposta à reportagem, a assessoria do Fluminense informou que ainda não há qualquer informação sobre o planejamento do Tricolor para a disputa do Mundial de Clubes. Afirmou, ainda, que qualquer dúvida sobre o apoio da entidade máxima do futebol mundial, deve ser perguntado diretamente à instituição organizadora do torneio.
Além da indefinição da questão logística, o Fluminense ainda precisa definir o futuro de jogadores do elenco, bem como a necessidade de reforços. Há dúvidas, por exemplo, sobre a continuidade de atletas importantes, como são os casos de Marcelo e Felipe Melo. O lateral-esquerdo entra no último ano de contrato, a partir de janeiro de 2025. Já o zagueiro, tem vínculo válido até dezembro deste ano.
Além desses nomes, Manoel, Diogo Barbosa, Marquinhos e Jan Lucumí estão em reta final de contrato com o Fluminense. Por fim, a tendência é que os clubes do futebol europeu voltem a apresentar propostas para tirar Jhon Arias do clube, já no início do próximo ano. Muitas questões para se resolver, em período de tempo cada mais reduzido.
Notícia atualizada em 30/08/2024 19:29
Antes de mais nada, John Textor, dono da SAF Botafogo, estava confiante no acerto com…
Primeiramente, Jhon Arias se tornou uma das referências técnicas do Fluminense, mas sua ascensão começou…
Antes de tudo, o Clube do Remo chegou a um acordo publicitário com a casa…
Primeiramente, o confronto entre Real Madrid x Borussia Dortmund pelas quartas de final do Mundial…
Antes de mais nada, Marcos Leonardo foi o destaque do Al-Hilal diante do Manchester City.…
Antes de mais nada, Pedro Rocha já igualou sua melhor temporada em número de gols…