Saiba o que o Fluminense precisa para se livrar do rebaixamento

Com a derrota do Fluminense para o Botafogo por 1 a 0, neste sábado (21), no Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o torcedor tricolor voltou a fazer as contas para o time se livra do rebaixamento. Isso porque, a equipe voltou a figura entre os quatro últimos colocados da competição. Agora, o Tricolor Carioca ocupa a 18ª colocação com, apenas, 27 pontos.
Você conhece o canal da Agência RTI Esporte no Youtube? Clique e se inscreva!
Nos últimos anos, o “número mágico” para uma equipe garantir a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro foi de 45 pontos. Por esse cálculo, o Fluminense precisa de mais 18 pontos para carimbar a continuidade na Primeira Divisão do futebol nacional. Em relação a alguns concorrentes na parte de baixo da tabela, o Tricolor tem um jogo a menos: diante do Athletico-PR, no Maracanã.
Dessa forma, a equipe comandada por Mano Menezes tem mais 12 jogos em disputa até o fim do campeonato. Desses seis são como mandantes e a outra metade como visitante. Diante desse cenário, “basta” ao Fluminense ter 100% de aproveitamento dentro de casa para garantir a permanência. O caminho, portanto, parece simples.
No entanto, a Agência RTI Esporte apurou que o aproveitamento do Fluminense atuando como mandante é de, apenas, 43,5%. Em 13 jogos disputados, a equipe tem o seguinte retrospecto: quatro vitórias, cinco empates e quatro derrotas.
Siga a Agência RTI Esporte também no Instagram, Facebook, Twitter e BlueSky.
Olhando para o todo, o Tricolor Carioca vai precisar de um aproveitamento de 50% dos pontos em disputa até o fim do Brasileirão. Para um time que esteve na parte de baixo da tabela ao longo de toda a competição, a tarefa parece difícil. Porém, desde a chegada do técnico Mano Menezes, o Fluminense melhorou o rendimento e ocupa a sexta colocação na tabela do returno com 13 pontos ganhos (54% de aproveitamento).
O cenário ainda não é tão desesperador para o torcedor do Fluminense, mas derrotas como a das duas últimas rodadas não podem se tornar um hábito para a equipe. Além disso, o Tricolor Carioca vai precisar quebrar alguns tabus para se livrar da degola, a começar pelo Atlético-GO, no próximo domingo (29), às 16h, no Estádio Antonio Accioly.