Foto: Vítor Silva/Botafogo
Antes de mais nada, o Botafogo se classificou para disputar a sua primeira final de Copa Libertadores da América na história. O Glorioso levou a melhor sobre o Peñarol, do Uruguai, e agora vai enfrentar o Atlético-MG. A decisão acontece no próximo dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.
Se para o Botafogo a final do maior torneio de clubes da América do Sul é novidade, para alguns jogadores será a possibilidade de reviver uma experiência que tiveram no passado. No elenco, três jogadores já estiveram em campo decidindo a competição continental, sendo que dois deles conquistaram o título.
O primeiro do elenco a levantar a taça foi o volante Danilo Barbosa. Embora não seja titular na equipe de Artur Jorge, ele é um jogador importante e carrega sua experiência na Libertadores. Na decisão de 2021, por exemplo, o atleta defendia o Palmeiras e entrou no segundo tempo do jogo.
O alviverde levou a melhor sobre o Flamengo e conquistou a Copa Libertadores da América naquele ano. Na temporada seguinte, outro jogador do atual elenco do Botafogo viveu a experiência de conquistar o maior torneio do continente.
Reserva do Flamengo na ocasião, o zagueiro Pablo não saiu do banco, mas fez parte do elenco rubro-negro que superou o Athletico Paranaense para ficar com a taça continental. Lesionado, Pablo não tem sido utilizado por Artur Jorge.
O outro jogador do Botafogo que já disputou uma decisão da Libertadores foi o goleiro John, titular da equipe. No entanto, o título acabou não vindo. Na edição de 2020, a decisão aconteceu no começo de 2021 e o goleiro era titular do Santos. No entanto, o Palmeiras acabou levando a melhor e John não conseguiu o grande objetivo.
Outros dois jogadores do atual elenco do Botafogo já disputaram Libertadores por clubes que foram finalistas. Entretanto, ambos acabaram deixando os clubes durante o torneio e não participaram do jogo decisivo. Os casos envolvem o zagueiro Lucas Halter e o meia Óscar Romero.
No começo de 2022, Lucas Halter era zagueiro do Athletico e disputou alguns jogos da Libertadores. Negociado com o Goiás, o defensor deixou o clube paranaense no meio da temporada. O Furacão avançou até à decisão da Libertadores, mas acabou superado pelo Flamengo.
Já Óscar Romero viveu situação semelhante pelo Boca Juniors. Em 2023, o paraguaio jogou a fase de grupos pelo clube argentino, mas saiu no meio do ano, tendo sido contratado pelo Pendikspor, da Turquia. O Boca chegou até a final da Libertadores e perdeu o título para o Fluminense.
Robert Shwartzman fez história neste domingo (18), conquistando a pole position para as 500 Milhas…
Antes de mais nada, Flamengo e Botafogo fizeram um jogo intenso neste domingo (18), no…
O Atlético-MG está preparado para enfrentar o Cruzeiro neste domingo (18). O clássico, que é…
O Cruzeiro está escalado para enfrentar o Atlético-MG, neste final domingo (18), pelo Brasileirão. Para…
Depois de derrotar o Nacional fora de casa por 2 a 0 e melhorar sua…
Antes de tudo, o técnico Cleber Xavier admitiu que a falta de vitórias aumenta a…