Salário, contrato e cláusulas: entenda a negociação entre Santos e Portsmouth por Gustavo Cabellero

Salário, contrato e cláusulas: entenda a negociação entre Santos e Portsmouth por Gustavo Cabellero
Foto: Divulgação/ Instagram @gustavocaballer0

Antes de mais nada, Gustavo Caballero vai render um dinheiro extra ao Santos. Fora dos planos do técnico Juan Pablo Vojvoda, o jogador de 24 anos foi emprestado ao Portsmouth, da Inglaterra, até junho de 2026.

A Agência RTI Esporte apurou que a operação gerou 1 milhão de euros (R$ 6,2 milhões, na cotação atual) aos cofres do Santos. O acordo entre os clubes prevê a compra dos direitos econômicos do ponta direito paraguaio.

Para que a cláusula seja acionada, Gustavo Caballero terá de cumprir objetivos enquanto estiver servindo a equipe inglesa. A meta é simples e envolve número de jogos disputados na Championship – a Segunda Divisão Inglesa.

Por isso o Santos optou pelo empréstimo, mas com uma meta que muito provavelmente será cumprida. A proposta do Portsmouth chegou na última semana, e a negociação se desenrolou de forma muito rápida.

O Santos emprestou Gustavo Caballero apenas sete meses depois da chegada do atleta ao clube. Ele chegou em julho de 2025 por uma operação sem custos, ou seja, o clube paulista não precisou empenhar dinheiro na contratação dele junto ao Nacional, do Paraguai.

Ainda segundo apurou a reportagem, o Portsmouth, para ficar com o jogador em definitivo, terá de desembolsar 5 milhões de euros (R$ 30 milhões). O valor, aliás, contempla 80% dos direitos econômicos do atacante.

O Nacional, do Paraguai, clube que o ponta direita defendeu de 2022 a 2025, terá direito a uma porcentagem em caso de algum negócio futuro envolvendo o atleta. Isso porque mantém 20% do passe do atacante.

Até quando vai o contrato de Gustavo Caballero no Santos?

Antes de tudo, Gustavo Caballero disputou 14 partidas oficiais pelo Santos, com um gol e uma assistência, de 2025 a 2026. O gol saiu na vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 1, no Estádio do Mineirão, pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Gustavo Caballero surgiu para o futebol no Deportivo Capiatá em 2019. Posteriormente, atuou por Sportivo Ameliano e Nacional. Ele, antes de chegar no Santos, ganhou destaque na seleção Sub-20 do Paraguai. Seu contrato com o Peixe termina em dezembro de 2028.

Compartilhe nas Redes!

Sobre o Autor