Antes de mais nada, o atacante Samuel Lino, de 25 anos, foi apresentado pelo Flamengo nesta sexta-feira, 1º de agosto, no CT George Helal. O jogador, que estava no Atlético de Madrid, já fez a sua estreia pelo Flamengo. Aliás, Samuel Lino atuou por pouco mais de 35 minutos durante a derrota para o Atlético-MG e teve um desempenho muito positivo.
Questionado sobre o retorno ao Brasil ainda muito jovem, Samuel Lino revelou conversa com familiares e garantiu que o nível do futebol brasileiro está bastante elevado. Desse modo, Lino acredita que o acerto com o Flamengo não é um passo atrás em sua carreira.
“Eu lembro que conversei com minha mãe há cerca de um mês e brinquei com ela sobre voltar ao Brasil e ficar perto da família. Na verdade, nunca pensei na idade. Acho que o mercado brasileiro tem crescido muito. No Mundial de Clubes nós vimos isso. Eu joguei contra o Botafogo e foi um time que nos colocou dificuldade e é uma equipe de muita qualidade. É um crescimento gigantesco”, disse Samuel Lino, que completou.
“Quando eu estava de férias, encontrei com o Memphis (atacante do Corinthians) em São Paulo e ele falou pra mim sobre o crescimento do futebol brasileiro. Então quando chegou a proposta do Flamengo pra mim eu não pensei se sou novo e tenho que estar na Europa. O Flamengo é um clube gigantesco e que briga por títulos. Nunca pensei na minha idade, por ser novo. Quando o projeto é bom e te proporciona fazer aquilo que você ama e sabe, não tem idade pra isso. Se trata de um clube gigantesco”, afirmou Lino.
Principais diferenças para o futebol europeu
Samuel Lino teve uma breve experiência no Brasil, defendendo apenas o São Bernardo de forma profissional. O atleta ainda passou pelo Gil Vicente, de Portugal, além de Valencia e Atlético de Madrid, na Espanha. Aliás, em relação a uma maior demanda de jogos, o atleta não acredita em grande diferença.
“A demanda de jogos aqui é muito grande, mas na Europa também. Eu acho que a única coisa que muda é que o tempo de viagem entre os locais dos jogos aqui no Brasil é maior. É impossível não fazer uma rodagem. Quando se tem uma demanda alta de jogos, não tem essa questão de titular ou reserva. Todos os jogadores terão oportunidade de jogar e todos precisam estar jogando”, disse Samuel Lino, que completou falando de sua evolução no futebol europeu.
“Tive uma passagem pela Europa e cresci muito taticamente em Portugal. Quando cheguei no Atlético de Madrid, o Simeone me ensinou muito. Joguei algumas vezes como ala e consegui crescer também nessa parte defensiva. Consegui ver como eles trabalham e se comportam dentro de campo. Me fez crescer e hoje sei que estou maduro dentro de campo e sou um jogador melhor”, finalizou Samuel Lino.
Agora o atleta busca vaga na equipe titular. O próximo desafio será no domingo, 03, às 18h30 (de Brasília), na Arena Castelão, no Ceará. Por fim, o jogo é válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.




